Ford Fiesta pode renascer na Europa como carro elétrico e com ajuda da VW

Hatch pode voltar a ser produzido no Velho Continente utilizando a plataforma de compactos elétricos da fabricante alemã

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26.07.2025 às 08:55
Hatch pode voltar a ser produzido no Velho Continente utilizando a plataforma de compactos elétricos da fabricante alemã

O Ford Fiesta - um dos modelos mais icônicos da marca do oval azul na Europa e em outros mercados, incluindo o brasileiro - poderá voltar a ser produzido em breve, segundo o site alemão Automobilwoche. De acordo com a publicação, a Ford tem planos de “ressuscitar” o hatch compacto, que teve a sua produção definitivamente encerrada na Alemanha em julho de 2023, mas desta vez em uma versão elétrica.

Segundo fontes ouvidas pelo Automobilwoche, o “novo Fiesta” deverá ser construído a partir da plataforma MEB da Volkswagen (a mesma base do futuro VW ID.2), em uma parceria estratégica para viabilizar a produção de modelos elétricos de entrada. A aposta é que o modelo da Ford seja posicionado como um elétrico urbano acessível, mirando consumidores que buscam um carro compacto, prático e com preço competitivo.

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O retorno do Fiesta faz parte do plano da Ford de expandir a sua linha de veículos elétricos na Europa, aproveitando a força do nome que soma mais de 22 milhões de unidades vendidas desde o lançamento da primeira geração, em 1976. Antes de sair de linha, o Ford Fiesta ainda figurava entre os carros mais vendidos no Reino Unido, um de seus principais mercados.

A expectativa é que o novo Fiesta elétrico seja produzido na fábrica de Colônia, na Alemanha, onde a Ford já prepara uma linha dedicada a modelos movidos somente a eletricidade. Caso o projeto avance, o lançamento poderá acontecer por volta de 2027, segundo os rumores.

No entanto, o desafio é grande: além de equilibrar custos de produção, a Ford precisará enfrentar uma concorrência cada vez mais acirrada entre os elétricos compactos na Europa, com rivais como o novo Renault 5, o Mini Cooper elétrico e o próprio VW ID.2.

Apesar de ainda não haver confirmação oficial, a notícia deverá animar os fãs do Fiesta, que viram o compacto se despedir em 2023 após quase 50 anos de história. Agora, o modelo poderá voltar como símbolo de uma nova fase, apostando em um mercado que acelera rumo à eletrificação.

Ford Fiesta saiu de linha no Brasil há mais de cinco anos

O Ford Fiesta foi descontinuado no Brasil em fevereiro de 2019, após o encerramento das atividades da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), motivado por mudanças estratégicas da fabricante, que passou a focar a sua operação em modelos importados de maior valor agregado, como picapes, SUVs e elétricos. Mais de 2 milhões de unidades do Fiesta foram fabricadas no Brasil ao longo de 23 anos.

O hatch estreou no mercado brasileiro em 1995, quando a sua terceira geração passou a ser importada da Espanha, iniciando a sua trajetória no país. No ano seguinte, em 1996, a quarta geração começou a ser fabricada em São Bernardo do Campo para competir no segmento de hatches compactos contra os Fiat Uno e Palio, Chevrolet Corsa e Volkswagen Gol.

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