Nova VW Amarok emerge na carona da Ranger, mas sem o Brasil no GPS

Teaser da segunda geração da picape, que será feita sobre a plataforma da Ford, revela primeiros detalhes do modelos, que será produzido na África do Sul

Camila Torres
Por
08.12.2021 às 17:12

A nova Volkswagen Amarok, com previsão para ser lançada em 2023, teve o primeiro teaser da versão de produção divulgado pela fabricante. No anúncio, a marca confirmou que fará a picape na África do Sul, na mesma fábrica onde será produzida a nova geração da Ford Ranger. 

Não havia momento mais propício que este para a VW entregar algumas informações para aguçar os curiosos e entusiastas do setor. Afinal, a nova Ford Ranger acabou de sair do forno e já começará a ser vendida em 2022 no mercado europeu. 

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É com ela que a VW Amarok irá compartilhar a plataforma, diversos componentes e, segundo especuladores, até algum motor. As imagens, que mais parecem desenhos animados, nos entregam algumas pistas do que estar por vir. 

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Antes de entrar em detalhes, vale esclarecer que essa nova Amarok não está cotada para o Brasil. Os modelos fabricados na África do Sul são destinados à Europa. A VW previa fabricar esta nova Amarok na Argentina junto da nova Ranger, mas cancelou o projeto.

Em seu lugar, produzirá no país vizinho a picape compacta-média Tarok, construída sobre estrutura monobloco e matriz MQB, aproveitando a cabine do SUV Taos. Com versões turboflex híbridas e turbodiesel (herdando o trem de força da própria Amarok), ela brigará com a Fiat Toro a partir de 2025.

Já a velha Amarok de primeira geração continuará sendo fabricada na Argentina pelos próximos três anos, enquanto aguarda a chegada da sucessora de menor porte para enfim descansar e deixar o mercado brasileiro. 

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Nova Amarok busca fama de robusta

Nas recentes imagens divulgadas, a próxima Amarok aparece em um cenário africano com toda parte inferior da dianteira coberta propositalmente por água, para não revelar por completo o novo design. Mas a parte superior exibida segue à risca a atual identidade visual da VW. Seu design, aliás, lembra justamente o do Taos.

As imagens do interior revelam mais detalhes, a começar pelo teto solar. O que é uma das maiores novidades, afinal, não é nada comum neste segmento. No painel, as semelhanças com a amiga Ford Ranger se limitam à central multimídia na vertical (formato de tablet), e às saídas de ar-condicionado. 

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O que mostra que a VW está cumprindo sua promessa de entregar uma picape bem diferente do modelo da Ford, apesar de ambas compartilharem equipamentos e chassi. 

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Os bancos com estética esportiva bicolor, o design do painel e dos botões de controle são alguns dos responsáveis por diferenciá-las. Também é possível reparar que o volante que aparece na imagem da VW Amarok já é o utilizado nos seus modelos mais atuais. 

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Nada foi revelado sobre a mecânica. Mas existe a possibilidade de a Amarok aproveitar os motores 2.0 Turbo e 3.0 Turbo movidos a diesel emprestados com a fabricante norte-americana. Se terá uma versão com um motorzão V6 também é mistério. 

Na foto, só pudemos notar uma manopla de câmbio mais moderna e freio de estacionamento por botão (adeus alavanca). 

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Em relação às tecnologias, considerando os novos modelos da VW, espera-se que a Amarok chegue com carregador por indução, alerta de mudança de faixa e ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma emergencial. 

A VW Amarok pode não ser um sucesso no Brasil, comparada a outras picapes e até mesmo modelos da marca. Na Austrália, porém, onde a segunda geração também será comercializada, a Amarok é o modelo mais vendido da marca.

 

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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

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