Lembra do Chery QQ? Hatch pode voltar como visão do futuro carro popular

Conceito prevê próxima geração do subcompacto, que foi vendido no Brasil por 8 anos

Diego Dias
Por
08.04.2025 às 11:35 • Atualizado em 25.04.2025

Vendido no Brasil entre 2011 e 2019, o Chery QQ não foi exatamente um sucesso de vendas quando foi importado da China para cá. O que não podemos deixar de dizer é que o hatch subcompacto tinha carisma numa época em que brigava diretamente com Fiat Uno Mille e Chevrolet Celta. Agora o Chery QQ pode voltar, pois um novo conceito dará as caras no Salão do Automóvel de Xangai, na China.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Batizado de New QQ, o carro conceito teve fotos reveladas nesta semana e nos dá um direcionamento do que esperar da próxima geração do compacto, que deixou de ser vendido no mercado nacional há seis anos. O protótipo do novo Chery QQ nos dá uma nova interpretação do modelo, que segue com carroceria hatch, mas bem mais baixa perante o antigo, que tinha teto mais alto e formas arredondadas.

Você também poe se interessar por:

Enquanto o clássico modelo contava com seus 3.564 mm de comprimento, 1.620 mm de largura, 1.527 mm de altura e 2.340 mm de entre-eixos, a reinterpretação do Chery QQ conceito que será apresentado daqui a duas semanas no salão chinês aparenta ter um porte um pouco maior. Ainda com linhas futuristas, o protótipo tem carroceria pintada de preto e branco, além de faróis que formam retângulos na dianteira sobre um face em preto brilhante do modelo, com desenho bem chapado. Um novo logotipo “Qq” surge destacado no bico do carro.

De perfil chama a atenção as rodas com design bem fechado e em forma de quatro pontas, sendo a central com acabamento em estilo “risca de giz” com o novo logotipo “Qq” no cubo das rodas. Lembra vagamente aquelas famosas rodas de liga-leve utilizadas no facelift do Fiat Uno Sporting em 2015, com quatro raios.

Possivelmente estamos diante de um carro elétrico, já que o conceito antecipado em apenas duas imagens traz grade frontal fechada. Assim como o Audi Q8 e-tron, o Chery QQ conta com retrovisores laterais digitais, que utilizam câmeras no lugar de espelhos. O protótipo não tem maçanetas, enquanto o logotipo Qq fica alocado na coluna “C”, enquanto a saia lateral traz a inscrição “Chery Design”.

Na traseira, o conceito conta com lanternas no mesmo padrão de design da dianteira, com retângulos. O estilo é um tanto liso, com diferença que traz uma porção pronunciada logo depois do vidro traseiro, fazendo o hatch ser maior do que realmente é.

Vale lembrar que o Chery QQ foi comercializado como conhecemos até 2014 na China, mas ele segue como uma versão ainda menor chamada de Little QQ no mercado asiático, onde é baseado no modelo que foi vendido no Brasil como Caoa Chery iCar. No país ele concorre diretamente com o famoso Wuling Hongguang Mini EV – um dos minicarros mais vendidos do país.

Quem sabe o novo Chery QQ pode ser uma nova visão do futuro carro popular para o Brasil, que cada vez mais está no radar das montadoras chinesas.

  Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade