Jeep Avenger mudará Renegade de patamar com grife que falta em Tera e Pulse
Novo SUV compacto apostará no estilo aventureiro e deverá estrear com motorização híbrida
Agora confirmado para ser produzido no Brasil a partir de 2026, o novo Jeep Avenger será a principal novidade da marca norte-americana para o próximo ano. O detalhe é que a chegada do novo SUV fará o Renegade mudar de patamar, sem contar que vai fazer sua estreia com uma grife que o Fiat Pulse e o VW Tera não têm no mercado nacional.
Antes de detalharmos isso, vale lembrar que o novo Jeep Avenger vem para ser o carro de entrada da montadora por aqui, ficando posicionado logo abaixo do Renegade na gama da marca. Com isso, o novo SUV compacto chega para ser o modelo mais barato da entrada e com a missão de brigar também com o Renault Kardian, além dos Fiat Pulse e VW Tera já citados.
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Mudança de patamar
Quando o novo Jeep Avenger fizer sua estreia no mercado nacional, algo previsto para 2026 que é justamente o ano de produção do SUV por aqui, ele deverá fazer com que o Renegade suba de patamar de linha. Isso ocorrerá para não haver a tal canibalização do modelo, que é quando modelos de uma mesma marca acabam afetando as vendas um do outro de alguma forma.
Atualmente, o Renegade tem preços entre R$ 118.290 e R$ 185.990, sendo comercializado em seis versões atualmente, sem considerar a recente série especial Renegade 10 Anos, que terá produção limitada de 1.010 unidades. Com a chegada do Jeep Avenger, o Renegade terá que subir de preço para não conflitar com o Avenger, ou mesmo crescer na sua próxima geração, que está confirmada nos Estados Unidos, mas que segue uma incógnita no Brasil.
Vale lembrar que o novo Jeep Avenger brigará diretamente com SUVs compactos na faixa de R$ 100.000 a R$ 150.000. Com isso podemos esperar uma tabela de preços acima desses valores para o irmão maior, algo que, vale dizer, está dentro do esperado com a nova realidade do segmento com VW T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V ultrapassando os R$ 200.000
Jeep Avenger terá grife
Baseado na plataforma CMP, o novo Jeep Avenger mede seus 4,08 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,53 m de altura, enquanto o entre-eixos tem 2,56 m. Quandocomparamos com o Renegade, vemos que ele é razoavelmente menor, já que o irmão maior tem 4,26 m, 1,80 m, 1,70 m e 2,57 m, na mesma ordem. O porta-malas, por sua vez, tem 380 litros declarados pela marca para o SUV compacto.
O Renault Kardian, por exemplo, tem seus 4,11 metros de comprimento, medida que o deixar maior perante o Avenger, mas que curiosamente parece menor tanto nas fotos quanto presencialmente. O VW Tera segue o porte do Kardian, embora pareça menor, sendo que o Fiat Pulse é o mais compacto diante deles.
A questão é que o novo Jeep Avenger parece maior que os rivais por conta do seu desenho mais quadrado e inspirado no irmão maior, embora tenha ainda um toque autoral. Mas não é só isso, seu desenho com apelo mais fora de estrada típico da linha Jeep dá o toque extra ao conjunto.
Mas há um ponto extra: a marca Jeep se consolidou no Brasil com seu apelo mais premium, conquistando tanto pela fama de bom acabamento, pacote de equipamentos e sua pegada mais aventureira atrelada a ser uma marca de estilo de vida. O sucesso do Renegade e Compass não nos deixa mentir e tudo leva a crer que o Avenger poderá seguir a mesma receita. O sucesso dele vai depender do sucesso de rivais de peso, à exemplo do VW Tera, bem como do seu preço final.
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