Fiat Stilo Abarth e Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas propostas diferentes
Modelos marcaram época, e esportivos da Fiat existem muito antes de Pulse aparecer
Começo este texto com uma pergunta: existe veneno italiano? Sem dúvida nenhuma a resposta é sim. Estamos acostumados com preparadora europeias e até mesmo norte-americanas responsáveis por alguns dos projetos mais fortes do planeta mas uma delas tem sangue quente e um sotaque bastante especial: é a Abarth.
A empresa foi fundada em 1949 por Carlos Abarth. E logo de cara eles já se especializaram na preparação de modelos da Fiat. Essa ligação com a marca italiana trouxe muitas vitórias nas pistas e projetos interessantes para as ruas também. O escorpião foi escolhido por representar algo pequeno e letal.
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Assim como outras empresas do chamado aftermarket ela também se destacou produzindo kits de preparação para carros de passeio. Sistemas de escapamento como coletores e difusores podiam ser comprados por lá e também alguns outros para incremento da potência.
A Abarth também ficou famosa com a sua parceria feita com a Porsche. O 356 apimentado pela oficina também conseguiu bons resultados e fez história em provas de longa duração e também fora do continente europeu como a famosa Carrera Panamericana no México.
No Brasil o primeiro contato que tivemos com o modelo e a marca do escorpião foi o Stilo. A versão Abarth era extremamente discreta esteticamente e trazia apenas um detalhe na carroceria. Porém utilizava o motor de cinco cilindros de 2,4 litros do Marea com 167 cv, o que dava a ele um desempenho esportivo excepcional.
Mais recentemente a Fiat desenvolveu duas opções bem bacanas para o mercado brasileiro:o Fastback e o Pulse. Nesse caso ambos são facilmente reconhecíveis pelos adereços estéticos, rodas maiores e um estilo bastante agressivo, não só visualmente mas também em termos de desempenho.
Sob o capô temos o motor de 4 cilindros, 1,3 litro e turbo entregando 185 cv. Guiando ambos dá pra notar que cada um proporciona uma experiência própria ao volante. Enquanto o Pulse traz a força da turbina o Stilo entrega a solidez e diversão de um motor de cinco cilindros. Qual seria sua escolha?
Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.
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