Visitamos uma coleção de motos clássicas no interior de São Paulo
Acervo conta com unidades raras que praticamente contam a história do motociclismo ao longo do último século
Vou começar esta matéria de hoje com uma pergunta: qual o tipo de meio de transporte que transmite a maior ideia de liberdade? Seria um veiculo sportivo, um veículo conversível, com os cabelos esvoaçantes, ou uma motocicleta? Basicamente aquela ideia de cortar o vento aproveitar a vida de uma maneira distinta.
Os fãs de automóveis, como este que vos escreve, podem até discordar. Mas sem dúvida nenhuma a ideia de acelerar algo com duas rodas e um ronco compassado parece ser p mais próximo de sentir um gostinho de liberdade especial. É a síntese da motocicleta.
Você pode se interessar por:
- Quais foram os carros do ano no Brasil em 2026?
- 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos; para quê?
- O dia em que bati um Chevrolet Corvette a 170 km/h
- Como a isenção de IPI pode impactar o mercado brasileiro?
A evolução desses veículos começou no início do século XX com a motorização das bicicletas. Basicamente eles perceberam que conseguiam andar mais rápido e de maneira mais eficiente com um propulsor exatamente no meio do quadro. E rapidamente esses veículos foram evoluindo com mais potência e equipamentos.
Vale destacar aqui marcas como Harley-Davidson e a Indian, que foi fundada dois anos antes do que a sua grande rival e teve uma história marcada por altos e baixos. Na Europa a história é ainda mais antiga e até conta com a participação de fabricantes tradicionais de automóveis, como a Peugeot.
Visitar esta coleção na cidade de Taubaté (SP) foi uma grata surpresa. No galpão totalmente climatizado onde até a iluminação segue um padrão próprio para não danificar a pintura dos veículos e motocicletas encontramos um acervo extremamente rico tanto em termos históricos quanto de preservação.
Fomos recebidos pelo senhor Orbio, o dono da coleção, que é um homem de poucas palavras mas apaixonado por estes estas peças clássicas, sendo algumas delas únicas no Brasil, e cuidadosamente estacionadas lado a lado de maneira que se possa circular por ali com alguma desenvoltura apreciando tanto o estilo quanto a engenharia de cada uma delas.
O vídeo é longo mas traz a evolução da motocicleta ao longo do século todo, com destaque para exemplares com mais de 100 anos, outros que lutaram na II Guerra Mundial e também alguns outros que simbolizaram exatamente o que uma motocicleta representa: a sensação de liberdade, que permanece imutável com o passar dos anos.
Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp