Exclusivo: Novo Hyundai HB20 intensifica testes para superar o VW Polo
Hatch terá uma nova geração em 2026 e promete visual ousado
O novo Hyundai HB20 foi flagrado mais uma vez. Agora, o hatch estava circulando com forte camuflagem nas ruas de Piracicaba, no interior de São Paulo. É justamente onde a marca sul-coreana mantém sua fábrica no Brasil.
A Mobiauto revelou em 2024 sobre a troca de geração do hatch, que será acompanhado de um SUV cupê para o lugar do sedan HB20S. O HB20 é esperado para o próximo ano, enquanto o SUV rival do Volkswagen Nivus será revelado pouco depois.
Você também pode se interessar por:
- Segredo: Hyundai HB20 terá nova geração com direito a SUV e sem versão sedan
- Chevrolet Onix e Hyundai HB20 serão rivais no mundo dos SUVs; entenda
- Exclusivo: Hyundai terá SUV cupê com base de HB20 contra Nivus e Fastback
- Carro elétrico chinês que carrega em 11 minutos vai chegar ao Brasil
O visual do novo HB20 ainda mantém certo mistério, no entanto, já sabemos que adotará linguagem futurista. O design será inspirado em carros como Ioniq 5, Nexo e Palisade. A carroceria terá formato de cunha e o hatch crescerá consideravelmente.
Segundo a Autoesporte, a estimativa é que o hatch passe a ter 4,10 metros e 2,58 m de entre-eixos, ou seja, consideravelmente mais que os atuais 4,01 m e 2,53 m, respectivamente. Dessa maneira, o novo Hyundai HB20 teria espaço similar ao Volkswagen Polo que tem 2,57 m de entre-eixos.
Reprodução/KDesignAG
Voltando ao design, a dianteira deve ser marcada por um filete de LED interligando os faróis, como já acontece em outros carros da marca. Na traseira, as lanternas serão interligadas, como no modelo atual, mas espera-se que evolua com iluminação interna, algo presente somente no HB20S.
Em termos de motorização, para se manter rentável, é provável que o atual motor 1.0 aspirado flex, que rende até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque seja mantido. Já o 1.0 turbo de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque pode receber modificações.
Reprodução/KDesignAG
A primeira delas diz respeito a injeção direta de combustível da família SmartStream, que é uma evolução da usada nos propulsores da família Kappa, aplicada o hatch. Esse sistema já existe no Brasil, no Kia Stonic.
A segunda novidade também vem da Kia, trata-se do sistema híbrido-leve, também presente no SUV compacto. Portanto, estamos falando da troca do alternador e do motor de partida por um pequeno motor elétrico associado a uma bateria de baixa capacidade.
Projeção: Kleber Silva/KdesignAG
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp