Como é o Chevrolet Opala SS que a própria GM restaurou em 40 fotos

Modelo faz parte dos 10 clássicos restaurados pela GM pelo Projeto Vintage

Por
31.01.2026 às 18:00

O ano de 2025 foi um dos mais importantes de toda a história da Chevrolet no Brasil. O motivo para carregar tal título é o fato de a montadora ter completado 100 anos de atuação por aqui e, para comemorar essa marca, a GM resolveu promover a restauração de 10 modelos que marcaram época. A lista é recheada de carros icônicos e, obviamente, o Opala não poderia ficar de fora.

O nome da ação é Projeto Vintage, e o “Opalão” escolhido para passar pelo banho luxuoso foi o modelo ano 1979, que passou pelo chamado “restomod”. Trata-se de uma ideia de restauração que não visa deixar o carro 100% original, mas sim modernizar um clássico, sempre tomando cuidado para que ele não seja totalmente descaracterizado.

Publicidade

Você também pode se interessar por: 

Todo o trabalho foi feito pela BTS Garage, também conhecida como Batistinha, que atualizou o modelo tanto na parte interna quanto na externa.

A começar pela área externa, o Opala recebeu uma pintura exclusiva em verde metálico, fugindo das cores disponíveis no catálogo da época, e foi caracterizado totalmente como um modelo SS (Super Sport), mesmo tendo sido vendido originalmente como um cupê mais básico.

Mas o que fez dele um “SS”? Justamente as personalizações esportivas, como as faixas pretas no capô, nas laterais e na traseira. O que o diferencia dos Super Sport originais de fábrica é a eliminação dos detalhes cromados, que, no restomod, foram substituídos por acabamentos escurecidos em preto fosco, resultando em um visual mais limpo.

O motor também foi atualizado. O 4.1 de seis cilindros recebeu injeção eletrônica FuelTech, com foco maior em performance, além de transmissão manual Tremec de cinco velocidades. A suspensão foi recalibrada, o modelo recebeu freios a disco de alta performance, a direção foi aprimorada e ganhou rodas de liga leve de 15 polegadas.

Por dentro, mais refinamentos aparecem, fazendo com que um carro dos anos 70 ofereça o mesmo conforto de um modelo atual. Os bancos são de couro legítimo, do tipo concha, seguindo a linha esportiva SS. O modelo ganhou um sistema de ar-condicionado moderno, e o painel passou por manutenção, mantendo itens clássicos que foram restaurados ao padrão original.

Todo esse conjunto será leiloado, assim como os outros clássicos restaurados pelo Projeto Vintage. Um Omega CD Irmscher, o primeiro a passar por esse processo, inclusive, já foi leiloado por mais de R$ 437 mil, em um evento realizado no Museu Carde, que contou com 85 lances.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade