Citroën Basalt tem versão para fazer sucesso em app e consumo de híbrido

SUV cupê é vendido em três versões oficialmente, mas com uma quarta inclusive com bons números de consumo

Vinicius Moreira
Por
19.02.2025 às 14:51 • Atualizado em 25.04.2025

O Citroën Basalt é vendido atualmente em três versões: Feel, Feel Turbo e Shine. Mas, como a Mobiauto trouxe ainda em outubro do ano passado, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro revelou que o SUV cupê pode ter uma versão de entrada para fazer a alegria dos motoristas de aplicativo de transporte.

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Apesar de não estar no catálogo da marca, a versão Live do Basalt figura no PBEV. O que mais chama a atenção são os números de consumo: 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 13 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.

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Só como comparação, o BYG King GS tem um gasto, conforme o Inmetro, de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada utilizando o sistema híbrido, movido também por gasolina. Assim, o Basalt Live supera os números do sedan chinês na estrada.

Algo semelhante ocorre com o Chevrolet Onix em comparação com o Toyota Corolla híbrido.

Esses números da versão Live são os mesmos da versão de entrada Feel, o que indica que a Live seria equipada com o mesmo motor aspirado1.0 Firefly, do Fiat Argo, que rende até 75 cavalos de potência e 10,5 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

Mas, para além do consumo, o Basalt Live seria a versão de entrada do SUV, abaixo da Feel, com uma configuração de versões semelhante ao do Citroën C3. Assim, teríamos uma versão abaixo dos R$ 91.990 cobrados atualmente pela variante Feel.

Abaixo dos R$ 90.000, atualmente, já encontramos a maioria dos hatches de entrada como Chevrolet Onix, Peugeot 208 e até mesmo o C3.

A principal vantagem do Basalt é o espaço interno. São 2,65 metros de entre-eixos, o que garante um bom espaço para quem está na segunda fileira, sem falar nos 490 litros de porta-malas, segundo maior bagageiro entre os SUVs compactos.

Bom consumo de combustível, espaço interno e porta-malas generosos, ar-condicionado e preço abaixo dos R$ 100.000. Essa receita faria sucesso para quem roda bastante diariamente, como os motoristas de aplicativo.

Por que, então, o Basalt Live não é vendido? Fontes ligadas a marca francesa revelaram que a versão Live é feita em Porto Real (RJ) para ser exportada para mercados vizinhos.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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