Citroën Basalt é flagrado com carroceria final e chega até o final do ano

SUV-cupê será rival para Volkswagen Nivus e Renault Kardian

Renan Rodrigues
Por
02.04.2024 às 14:41 • Atualizado em 29.05.2024

O Citroën Basalt já foi parcialmente revelado. Apesar das imagens mostrarem quase tudo, a marca francesa ainda trata a revelação como a de um conceito. No entanto, o modelo começa a dar as caras nas ruas com a carroceria final em testes. A expectativa é que o lançamento seja feito ainda em 2024.

O modelo foi flagrado por Gabriel Nunes, que enviou as fotos para as páginas Placa Verde e Gessner Motors, ambas no Instagram. O Basalt era acompanhado por uma grande tropa de outros Stellantis, como uma Fiat Strada e uma Ram Rampage.

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Por se tratar de um flagra com a carroceria final, é possível ter uma noção melhor do porte do Basalt. No flagra, ele parece pouca coisa maior que a Fiat Strada. Dessa forma, podemos reafirmar o posicionamento do SUV-cupê como um rival para Volkswagen Nivus, Renault Kardian e Fiat Pulse.

Como é o Citroën Basalt?

O Citroën Basalt é um SUV cupê que chega para encerrar os lançamentos do projeto C-Cubed (C³). O projeto em questão previa três produtos para o Brasil, C3, C3 Aicross e agora o Basalt. Novos produtos serão frutos do investimento de R$ 30 bilhões da Stellantis.

A novidade contará com a mesma plataforma CMP dos dois irmãos, herdando parte de sua estrutura e os faróis com truque para parecerem divididos em suas seções.

Com isso o novo Citroën Basalt terá uma dianteira próxima dos irmãos de plataforma, mas com alguma diferenciação principalmente perante o hatch compacto C3, já que o novo Basalt deverá ter maior valor agregado.

O destaque, porém, será sua traseira no estilo do Fiat Fastback, assim sua coluna traseira terá um caimento acentuado rumo a parte de trás do carro, sendo na verdade um SUV cupê, algo que a Mobiauto já havia avisado em maio do ano passado. As lanternas trazem forma mais quadrada e arranjo interno com assinatura em LED.

Em termos de motores, a previsão que é o Basalt seja equipado apenas com o motor 1.0 turbo da Fiat, que já é usado no C3 Aicross. Esse motor rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque. O câmbio deverá ser sempre automático do tipo CVT.

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Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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