Carro movido a vento tenta quebrar recorde a mais de 200 km/h

Um carro a vela está sendo aprimorado neste momento para bater um recorde de 203 km/h usando como "combustível" apenas o vento

Por
25.02.2022 às 16:29 • Atualizado em 12.11.2024

Vários projetos para tornar a mobilidade humana mais sustentável vêm sendo aprimorados em todo o mundo. Na Oceania, uma equipe renomada de design e tecnologia dedica seu tempo a um “iate terrestre” ou “carro a vela”, que eles acreditam ter potencial para atingir mais de 200 km/h usando o vento, e somente o vento, como força motriz. 

Mais precisamente, os pesquisadores buscam superar os 202,9 km/h, que foi a velocidade alcançada por Richard Jenkins em 2009 a bordo do Greenbird (Pássaro Verde, em tradução direta do inglês). Ou seja, o que parecia um experimento surreal já tem antecedentes, e com êxito!

Publicidade

Anuncie seu carro na Mobiauto

A meta dos neozelandeses é ir além e quebrar o recorde. Quem está à frente do projeto é a empresa Emirates Team New Zealand (ETNZ), conhecida por suas vitórias na America's Cup, competição mais renomada de iatismo no mundo. 

Para ETNZ, o maior obstáculo é adaptar um barco a vela para circunstâncias tão diferentes da superfície da água: “O grande desafio obviamente está no aspecto dos pneus de tudo... Pneus em uma superfície plana de sal a mais de 200 km/h são muito diferentes dos foils na água a 50 nós [por hora]” afirma.  

Leia também: Carro movido a vento quebra teoria e faz físico perder aposta de R$ 50 mil

A Emirates Team New Zealand completa explicando a complexidade de todo o processo: “Além dos aspectos de design, obviamente, o clima e o estado da superfície terão um papel significativo a desempenhar... Então, na verdade, você precisa que as estrelas se alinhem um pouco para poder bater um recorde como esse”.


Colocando à prova

Um carro de três rodas, com estrutura majoritariamente em carbono, com uma vela rígida de oito metros de altura está sendo construído para ser movido por corrente de ar natural. 

Dessa vez quem estará no comando é Glenn Ashby, marinheiro australiano, atleta em quatro modalidades diferentes de barco e campeão mundial. 

Leia também: Estudante cria Fusca movido só a energia solar ou pelo vento

O local para colocar o barco a vela sobre rodas à prova ainda não foi definido. Mas o site Drive especula que o teste será realizado na Austrália mesmo, no Lago Gairdner, no Sul do país, ou no Lago Lefroy, na Austrália Ocidental.

A tentativa final será atestada pela North America Land Speed ​​Association, que certificará oficialmente se o recorde foi batido ou não. 


Você também pode se interessar por:

Possível 1º carro elétrico nacional mescla Tesla com Gurgel e Romi-Isetta
Afinal, carro elétrico polui mais que a combustão? Este estudo responde
Estes malucos transformaram o Honda Civic num carro movido a pedaladas
Carros que nasceram feios e as fabricantes tentaram consertar 

A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade