Anfavea cria rígido manual de higiene para fábricas de automóveis

As recomendações de prevenção ao coronavírus feitas pela Anfavea para fabricantes de automóveis são aplicáveis também para outras empresas que estão voltando as atividades.

Camila Torres
Por
13.05.2020 às 20:57

A Volkswagen será a primeira fabricante de carros a colocar em prática as orientações do protocolo de prevenção do coronavírus criado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A marca alemã tem previsão de voltar com a produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR), dia 18 de maio. A ideia é que o manual seja seguido pelas empresas de automóveis enquanto durar a epidemia. 

No protocolo há recomendações desde a ida ao trabalho até a estadia no ambiente de trabalho. A Volkswagen será basicamente um termômetro para às próximas empresas que retomarão as atividades entre maio e junho, que provavelmente devem voltar aos poucos. Esse período de paralização das fábricas representou uma queda de 99% na produção registrada em abril. 

Publicidade

Consulte o valor do carro na Tabela Fipe

Algumas orientações da Anfavea para esse período de epidemia, é que os funcionários usem máscaras do tipo PFF2, pois são mais eficientes e devem ser utilizadas desde a ida ao trabalho, enquanto estiver nas propriedades da empresa e na volta para casa. Os colaboradores devem manter distância de um metro entre um e outro. Todos os ambientes devem ser desinfetados várias vezes ao dia, além dos cuidados gerais de prevenção ao Covid-19.

Também há recomendações para o consumidor final: todas as zonas mais tocadas do carro devem ser higienizadas, tanto em casos de test-drive como entrega. Segundo a Anfavea, se o carro estiver há mais de quatro horas isolado não há necessidade. Abaixo encontram-se algumas orientações para empresas enquanto durar a epidemia do coronavírus, as 12 são úteis não só para fabricantes de automóveis, mas para empresas de diferentes segmentos. 

Simule online o financiamento do carro que deseja comprar

12 recomendações da Anfavea que servem para outras empresas na volta ao trabalho 

1. Transporte público: buscar ocupar os bancos do fundo primeiro. Quando for descer no ponto final, espere as pessoas da frente descerem e assim sucessivamente. Tente tocar o menos possível qualquer objeto do ônibus, metrô ou trem. O transporte público mesmo nesse período de isolamento social não está vazio o suficiente a ponto de se tornar viável manter a distância de um metro e pular cadeiras entre um passageiro agora, mas sempre que houver um espaço busque ficar mais distante do outro ocupante.

2. Carro: segundo a Anfavea, além de utilizar a máscara, é imprescindível higienizar o volante, controles e botões, alavanca de câmbio e freio de mão, painel de bordo e maçanetas. Não usar o ar-condicionado e abrir as janelas. Na matéria feita pela Mobiauto sobre ‘Como higienizar o carro corretamente’, recomendamos álcool isopropílico para a limpeza do interior, pois evita danos aos materiais. 

3. Ao chegar na empresa: faça imediatamente a higienização das mãos e pertences que vão ser usados no ambiente de trabalho, como: celular, computador, agenda, canetas, mesa e braço da cadeira. A máscara deve ser usada durante todo o período que ficar no trabalho, com exceção apenas para as refeições. 

4. Reuniões: usar as maiores salas da empresa, manter distância de um metro e por mais que incomode conversar com a máscara é extremamente necessário permanecer com ela. Também é recomendável dar um intervalo mínimo de 15 minutos de uma reunião para outra e desinfetar toda a sala depois do uso, principalmente os objetos mais tocados.  

Leia também: 4 Supercarros com detalhes curiosos e extremamente caros

5. Refeições: outra recomendação da Anfavea para evitar aglomerações durante as refeições, os colaboradores devem ser divididos nos menores grupos possíveis e todos devem respeitar os horários estabelecidos. As cadeiras devem ser dispostas para que as pessoas fiquem mais longe do que o habitual. Em caso de buffets todos devem respeitar a distância de um metro. 

6. Limpeza de espaços compartilhados: onde são feitas refeições, como café e almoço, além de serem limpas pela pessoa responsável, também deve ser higienizada com álcool pela pessoa que for utilizar o local. 

7. Vestiários e banheiros: a máscara deve ser usada praticamente o tempo todo, inclusive ao trocar de roupa nos vestiários ou usar o banheiro. E assim como os outros ambientes da empresa devem ser higienizados várias vezes ao dia. 

Leia também: 5 Carros tão velozes que ultrapassam os 400 km/h

8. Saber quando lavar as mãos: todos já sabem que é necessário lavar as mãos depois de espirrar ou tossir, ir ao banheiro e antes das refeições. Mas também é preciso higienizar as mãos depois de tocar objetos que outras pessoas têm contato, depois das refeições, após colocar máscara e equipamentos e sempre que tocar em objetos potencialmente contaminados, como: cartões, dinheiro, chaves e celular. 

9. Não use secadores de mão: pois, eles podem pulverizar o vírus. O melhor é secar as mãos com toalhas de papel e usar uma folha para fechar a torneira e outra para tocar a maçaneta quando for abrir a porta. 

10. Portas: se possível as portas dentro da empresa devem ser mantidas abertas para evitar que as pessoas toquem as maçanetas. Caso não seja viável, o recomendado é abrir a porta com o cotovelo ou antebraço. Quando for aberta com a mão, a higienização deve ser feita imediatamente.  

Leia também: Como se proteger do coronavírus no carro? 4 dicas para motoristas de Uber

11. Elevadores: não se apoiar nas paredes, muito menos nas barras de apoio. Manter a maior distância possível dos outros ocupantes. Após apertar os botões, higienizar as mãos. 

12. Monitoramento de sintomas: é de extrema importância para o bem estar de todos ficar atento aos sinais do corpo. Ao notar sintomas do coronavírus ou febre o gestor precisa ser comunicado imediatamente e deve orientar o colaborador a ficar em casa.

Talvez você também se interesse:

Como congelar as parcelas do carro por 60 dias?
Veja 6 SUVs novos de até 70 mil
5 Carros populares mais econômicos do Brasil
Simule online o financiamento do carro que deseja comprar
10 Coisas inacreditáveis que o Covid-19 fez no mundo automotivo

A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade