VW Tera repete T-Cross e Jetta e tira nota máxima em segurança no Latin NCAP
SUV recém-lançado foi testado para avaliar a segurança dos ocupantes, pedestres e sistemas de assistência
O VW Tera foi submetido aos testes de segurança do Latin NCAP. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (18) e o SUV compacto gabaritou, ou seja, recebeu cinco estrelas no órgão que realiza o teste de segurança dos carros vendidos na América do Sul e Caribe.
No teste, o Tera atingiu 90% de proteção para os ocupantes adultos, 87% de proteção para ocupantes crianças, 76% de proteção para pedestres e usuários da via, além de 85% nos sistemas de assistência à segurança.
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Vale lembrar que o Tera já traz seis airbags de série em todas as versões. No entanto, é possível verificar pelas imagens que mais de uma variante foi usada no teste. Nas avaliações de batida, por exemplo, foi a versão Comfort, já para avaliação do pacote ADAS foi a de topo High, pois é a única que oferece esse pacote como opcional. Outro ponto que evidencia a diferença é que nos testes de frenagem o painel de instrumentos mostrado é o de 10 polegadas o qual só está presente na versão de topo.
No protocolo são dadas notas de 0 a 5 para os seguintes requisitos:
- Proteção de ocupantes adultos
- Proteção de ocupantes crianças
- Proteção de pedestres e usuários na via
- Sistemas de assistência à segurança: ABS, controle de estabilidade, airbags e assistência de frenagem de emergência.
Outros carros já testados pelo Latin NCAP
Em 2025, o Latin NCAP já tinha testado três carros: VW Jetta, Nissan Kicks e Peugeot 2008. Tanto o sedan alemão quanto o SUV recém-lançado atingiram a nota máxima de cinco estrelas, enquanto o 2008conseguiu apenas uma estrela.
Não importa o porte do veículo ou motorização, pois picapes como Ford Ranger e Mitsubishi Triton foram testadas e receberam nota máxima em segurança. Desde 2020, um novo protocolo está em vigor que acrescentou parte dos itens avaliados descritos acima.
Apesar de ser um órgão que avalia a segurança dos veículos vendidos na América do Sul e Caribe, os testes são feitos na Alemanha no laboratório ADAC, onde fica o Automóvel Club Alemão. A justificativa dada pelo Latin NCAP é que não existem laboratórios independentes confiáveis para realização dos testes pela América Latina.