VW Tera 2026: o que você precisa saber do SUV rival do Pulse

Novo SUV compacto apostará em desenho bonito e conjunto mecânico consagrado da marca

Diego Dias
Por
10.01.2025 às 17:01 • Atualizado em 25.04.2025

O ano de 2025 será interessante para os fãs de SUVs, pois ficará marcado por grandes lançamentos. Um dos mais esperados e que deve ocorrer primeiro será o do novo Volkswagen Tera 2026, inédito SUV compacto que terá a missão de brigar com o Fiat Pulse e Renault Kardian no mercado nacional.

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É verdade que na última década o Brasil recebeu uma avalanche de SUVs de todos os tamanhos e preços, mas para quem está meio perdido, saiba que o VW Tera é o lançamento mais importante da VW desde o Nivus – que fez sua estreia em 2020. Assim o novo VW Tera será um dos grandes marcos deste ano; agora confira tudo o que você precisa saber do novo SUV da Volkswagen.

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Visual

Depois de fazer muito mistério e de até pouco tempo ser conhecido apenas como SUV do Gol, a Volkswagen revelou o nome Tera em novembro do ano passado. Vale lembrar que a primeira foto ainda escurecida foi revelada dois meses, com o modelo marcando presença ainda no festival de música Rock in Rio 2024 – quando tentamos ver por trás de um painel de LED um pouco mais de suas linhas.

Com essa chance e as demais fotos de flagras, podemos dizer que o novo VW Tera será um SUV compacto mais “bombado” que o Fiat Pulse e talvez até mesmo que o Renault Kardian – que já carrega estilo mais parrudo para o seu tamanho. O novo Tera contará com faróis afilados e grade também estreita, o que fica em sintonia com o que a montadora já mostra lá fora, à exemplo do novo VW Taos.

Aliás, vale destacar que os faróis de LED vão trazer a luz de condução diurna dividida em duas partes, o que o deixará com uma identidade própria perante os irmãos de plataforma Polo, Virtus e Nivus. Na traseira, podemos notar que as lanternas terão uma forma mais reta e que remete um pouco ao do Polo, mas sendo um pouco mais estreita, sem dizer que uma régua preta vai conectar as duas peças para reforçar a sensação de largura e ainda o deixar mais robusto. As rodas serão de 17 polegadas nas versões mais caras, enquanto as mais simples trarão até calotas.

Uma reparada mais atenta na carroceria indica que o sistema "Keyless", aquele que permite destravar ou travar as portas sem o uso da chave, terá o sistema simplificado em que é necessário apertar o botão na maçaneta da porta dianteira do motorista. Isso revela ainda que devemos contar com chave presencial e partida por botão, ao menos nas versões mais equipadas.

Até o momento não tivemos fotos da cabine para garantir como ela será, mas uma das poucas que surgiram revelou um painel de instrumentos, multimídia e acabamento que já conhecemos dos carros da Volkswagen. É esperado que o quadro de instrumentos seja de 8 polegadas, enquanto a multimídia venha a ser o conhecido VW Play de 10,1 polegadas dotado de Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio.

Tamanho

Quando chegar, o novo VW Tera ficará posicionado na base do catálogo dos SUVs da Volkswagen. Com isso, ficará nessa ordem a gama quando ele chegar: Tera, Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan. Vale lembrar que atualmente o Nivus parte de R$ 143.490 na versão Comfortline, enquanto o T-Cross Sense custa R$ 120.000, então isso nos leva a acreditar que o Tera mais caro não deverá passar disso.

O novo SUV compacto será feito com base na plataforma MQB-A0, utilizada também pela linha de entrada da VW vendida no Brasil e ainda pelo Skoda Kylaq – seu irmão de projeto da República Tcheca. É importante dizer que sua base é modular, com isso o irmão tcheco tem 3,99 m de comprimento, já que Índia carros com menos de 4 metros de comprimento pagam menos imposto.

No Brasil o Tera provavelmente será maior até do que o Polo – que hoje tem 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura e 2,56 m de entre-eixos. Ou seja, espere pelo menos 4,10 metros de comprimento para o Tera e uma altura superior aos 1,47 m do Polo ou até mesmo aos 1,49 m do Nivus.

Já o porta-malas do irmão tcheco Skoda Kylaq tem ótimos 466 litros de capacidade, no entanto, é importante lembrar que a medição indiana é bem mais otimista por considerar a litragem até o teto. No padrão brasileiro a          medição é feita até o limite do vidro traseiro. O Polo tem 300 litros de capacidade e, como o Tera contará com um balanço curto como o hatch, não deverá passar muito disso.

Motores

Considerando a atual oferta de motores da fabricante, bem como a estratégia muito acertado com o Polo Track, que foi o carro de passeio mais vendido do Brasil em 2024, o novo VW Tera 2026 deverá apostar em duas motorizações.

Na configuração mais barata, a marca de ter o tradicional 1.0 aspirado flex de três cilindros que rende até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. Vale dizer que a informação de que o modelo teria motorização 1.0 MPI foi publicada primeiramente pelo jornalista Leonardo Felix, do site Autoesporte.

Já o restante das versões deve trazer o famoso motor 1.0 turbo flex debaixo do capô, mas em sua calibração 170TSI para gerar até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Essa configuração é esperada com opção de câmbio manual e automático, enquanto a versão básica com o 1.0 MPI deve vir só com transmissão manual. Não podemos descartar que o novo VW Tera 2026 tenha uma versão com a calibração 200TSI, mas forte com 128 cv e 20,4 kgfm de torque.

Por fim, vale ressaltar que o Tera será um dos produtos de maior importância para a Volkswagen no Brasil. Isso porque o novo SUV compacto será crucial por aumentar o volume de vendas da marca por aqui. Sua produção será na fábrica de Taubaté (SP) e seu lançamento ainda no primeiro semestre deste ano, com preço estimado em R$ 100.000 e indo até R$ 120.000.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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