VW Polo Track ostenta sozinho mais de 40% das vendas do hatch em 2023

A estratégia da Volkswagen de trocar o VW Gol pelo VW Polo Track, ao menos pelos números de vendas parece ter sido acertada

Vinicius Moreira
Por
16.01.2024 às 12:15

Somente o VW Polo Track foi responsável por 42,95% das vendas do compacto em 2023. Nos números fornecidos pela Consultoria Jato, o modelo de entrada do hatch registrou 47.785 emplacamentos no último ano. Alçado como o carro leve mais vendido entre janeiro e dezembro, o VW Polo teve um total de 111.242 unidades emplacadas, conforme dados da Fenabrave.

No primeiro ano de substituição efetiva, o VW Polo substituiu bem o veterano VW Gol. Obviamente, como mostramos acima, a configuração de entrada foi a grande responsável pelo sucesso da estratégia e pelo crescimento do Polo nas vendas.

Publicidade

Você também pode se interessar:

O peso de substituir um ícone da indústria

Para se ter uma ideia da relevância do VW Gol para o mercado brasileiro, dos últimos 20 anos, em 10 o hatch foi o carro mais vendido do Brasil. No entanto, na última década, Chevrolet Onix e Fiat Strada desbancaram o Gol. O hatch, que chegou ao Brasil na década de 80, ainda continua forte no mercado de usados e seminovos, mas nas vendas de novos, os últimos anos foram decepcionantes.

Para mudar isso, a Volkswagen optou por uma decisão ousada e decidiu encerrar a produção do VW Gol. Após o anúncio em 2021, com direito a edição especial numerada, para o seu lugar, a montadora alemã elegeu o VW Polo Track. O carro mais barato da gama de 0 km oferecido pela marca no país atualmente.

Houve quem torceu o nariz e criticasse a medida. Afinal, em 2022, último ano da produção do Gol, a montadora registrou 71.608 unidades emplacadas do compacto. Por esse lado, as 47.420 unidades da versão Track no ano seguinte ficaram a quem no comparativo.

Em um contexto mais amplo, a introdução do Polo Track pode não ter chegado em números totais ao Gol, mas de um lado temos um modelo já consagrado, enquanto o VW Polo Track chegou com a desconfiança do mercado.

Bastou o primeiro ano para o VW Polo Track registrar quase 50.000 unidades e ainda ajudar a alavancar as vendas de outras versões do compacto. Em 2022, o VW Polo fechou o período no 41º lugar com 8.193 unidades. Já em 2023, o hatch registrou 111.2242 vendas, ficando abaixo somente da Fiat Strada, um aumento brutal.

Além disso, em setembro de 2023 o VW Polo assumiu a liderança de vendas para não sair mais. O que começou com uma substituição duvidosa pode representar uma atitude acertada da Volkswagen.

Polo Track 1.0 MPI – R$ 87.990

Itens de série:

·        Airbags dianteiros (2) e laterais para os ocupantes dianteiros (2)

·        Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros

·        Alto falantes (4)

·        Antena de teto

·        Apoios de cabeça no banco traseiro (3)

·        Apoios de cabeça para bancos dianteiros

·        Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen

·        Banco do motorista com ajuste de altura

·        Banco traseiro com encosto rebatível

·        Cintos de segurança automáticos de três pontos na frente com tensores dos cintos (elétricos) e ajuste de altura

·        Cintos de segurança automáticos de três pontos para bancos traseiros laterais

·        Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade

·        Controle eletrônico de estabilidade (ESC ), controle de Tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS)

·        Direção elétrica

·        Faróis halógenos

·        Farol de rodagem diurna

·        HHC (Hill Hold Control) - Assistente para partida em subidas

·        Iluminação interna

·        Imobilizador eletrônico

·        Indicador de controle dos pneus

·        Indicador multifunções

·        Levantador do vidro, elétrico

·        Limpador do para-brisa dianteiro com temporizador

·        Limpador do vidro traseiro com temporizador

·        Palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico

·        Para-sóis com espelhos

·        Rádio Media Plus II

·        Revestimentos dos bancos em tecido

·        Rodas de aço 15" com pneus 185/65 R15

·        Tomada USB tipo C

·        Transmissão manual de 5 velocidades

·        Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível

·        Volante de direção multifuncional


Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade