Vale a pena comprar um carro “resto de rico”? Veja prós e contras

Selecionamos alguns carros que parecem caros, mas são relativamente baratos, para descobrir se o custo para mantê-los vale a pena diante do preço de venda.

Camila Torres
Por
03.12.2020 às 19:58

Audi, BMW, Land Rover, Mercedes-Benz, Volvo... O amante do universo automotivo que nunca desejou ter um carro de alguma dessas marcas na garagem que dê a primeira buzinada. 

Ainda mais se a oferta for um modelo que parece e já foi caro, mas é ofertado por um valor relativamente barato no mercado de usados. Sabemos que o tema é controverso, tanto que gerou discussões acaloradas entre nossa redação.

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O que seria mais coerente: fazer uma matéria otimista mostrando a infinidade de carros de marcas de luxo que é possível comprar com R$ 50 mil no bolso ou mostrar que um carro “resto de rico” é uma potencial “bomba” nas mãos de seu novo comprador? 

No final, uma ou outra seria enviesada. Então, cumprindo o dever de um veículo de comunicação, levantamos os prós e os contras de comprar um carro de luxo que já está desvalorizado. 

E ainda listamos 10 carros de luxo usados que parecem caros, mas são baratos, custando menos de R$ 50 mil. Para saber se a compra de cada um deles vale a pena, pesquisamos o valor de seguro e revisão para saber se realmente vale a pena comprar um. 

Vale a pena comprar um carro resto de rico?

Popularmente falando, a maioria das pessoas não sabe que é possível comprar um carro da Volvo ou da Mini por menos de R$ 50 mil, principalmente se ele tiver menos de uma década de existência. 

Já as pessoas que sabem são divididas em três grupos: 1) as que abominam carros desse tipo, horrorizados com o custo para mantê-lo; 2) as que sonham em fazer essa compra; 3) as que ainda têm dúvida sobre se vale a pena. 

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Bem, é mais fácil responder perguntas do que mudar opiniões formadas, por isso vamos focar no terceiro grupo. Abaixo estão os prós e contras de comprar um carro como um Volvo C30 2011 ou um Audi A3 2010. Comecemos pelas más notícias. As boas ficam de consolo. 

Contras:

1. Custo para manter: os anos passam, o valor de revenda cai, mas os gastos para manter só aumentam. Já viu o valor da gasolina hoje? Normalmente um Land Rover não é munido de um motor 1.0... O que quer dizer que, por mais tecnológico que seja, jamais será econômico quanto um Chevrolet Onix, por exemplo. Mas, se o uso não for no dia a dia, de repente dá para bancar a brincadeira.

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2. Custo para manter 2: prefere começar por manutenção ou seguro? Vamos pela ordem alfabética. O custo de revisão para troca de óleo e filtro é suportável. Mas trocar uma simples pastilha de freio pode custar uma pequena fortuna. Mas não tem como fugir desse item: ou você sai procurando a raridade de um carro usado com pastilhas novinhas e repassa antes de precisar trocá-las, ou já coloca o valor das pastilhas no seu orçamento antes de fechar negócio. 

O valor do seguro não é razoável. Lembrando que o valores abaixo são apenas estimativas feita no site Meu Seguro Novo, onde só é preciso colocar marca, modelo e ano do veículo. 

Isso quer dizer que esses valores podem variar para mais ou para menos, dependendo do pacote de cobertura e perfil do usuário (idade, histórico de condução, localização, estado civil, entre outros detalhes). 

Portanto, é bom ficar atento ao valor do seguro e à franquia. Para os que preferem não investir em seguro, é bom avaliar muito bem se o modelo é visado para roubos, qual seu estado mecânico e até se seu histórico pessoal é de azar ou sorte com carros. 

Afinal, se um “possante” desses dá problema no câmbio ou simplesmente sofre uma colisão, o valor de reparo pode ser quase o mesmo (ou algumas vezes maior) que o valor do próprio carro. 

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3. Revenda difícil: não há tantas pessoas no mundo querendo se aventurar comprando um carro de luxo de dez anos atrás, em que o custo para o manter possa ser tão alto.

Sendo assim, vão te restar três opções: casar-se com o carro, perder um valor considerável vendendo-o diretamente para uma loja ou contar com a sorte e esperar que apareça um interessado com coragem para arcar com todos os contras acima, como você teve. 

 Prós

Preço: os valores de carros de luxo de oito, nove ou dez anos atrás costumam ser muito atrativo. Imagine levar um Volvo C30 2011 para casa no lugar de um Fiat Mobi e ainda pagar menos... Pois é.

Como o consumidor principal desse tipo de veículo não passa muitos anos com o mesmo modelo e logo o troca por um outro 0 km, isso é um dos fatores que contribuem muito para sua desvalorização. Sorte de quem não se importa em ter um carro dessa categoria com alguns anos de uso. 

Qualidade do modelo: a maioria desses modelos tem uma mecânica extremamente confiável. Então, a probabilidade de se ter grandes dores de cabeça com manutenção é baixa. Mas claro que falhas podem acontecer. 

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Se o dono for consciente, fizer as revisões em dia e usar o carro com o mesmo cuidado que teria com um zero-quilômetro recém saído da concessionária, as chances de ele apresentar algum problema grave são menores ainda. 

Achados: tem carro resto de rico cujo valor do seguro é até menor que o de alguns SUVs novos na faixa de R$ 80 mil. E ainda têm um valor razoável de revisão e manutenção. Só é preciso procurar. 

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Na lista abaixo mesmo, você pode encontrar alguns modelos bem vantajosos. Lembrando que os valores de compra foram retirados da Tabela Fipe Mobiauto.

Quanto custam seguro*, revisão** e manutenção** desses carros de luxo usados de até R$ 50 mil:

* O valor do seguro foi cotado online através do site Meu Seguro Novo e para o Estado de São Paulo
* Os valores de revisão e manutenção foram cotados junto a concessionárias das marcas de cada modelo

* Na revisão estão incluídas as trocas de óleos e filtros. Outros itens podem ser incluídos dependendo da negociação

1. Volvo C30 T5 Top 2.5 Turbo Automático 2011

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Preço: R$ 41.124

Variação do valor do seguro: R$ 2.500

Valor médio de revisão 100 mil km: R$ 2.600

Valor da pastilha de freio: R$ 1.700 (dianteira) e R$ 1.450 (traseira)

Amortecedores: R$ 5.000

Confira ofertas do Volvo C30

2. Land Rover Freelander 2 S Sport 4x4 3.2 24V Automático 2010

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Preço: R$ 43.085 

Variação do valor do seguro: R$ 2.230

Valor médio de revisão 100 mil km: R$ 3.000

Valor da pastilha de freio: R$ 1.600 (dianteira) e R$ 1.500 (traseira)

Amortecedor: Só podem ser informados com número do chassi

Confira ofertas do Land Rover Freelander 

3. Audi A3 2.0 TFSI Sportback Automático 2010

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Preço: R$ 45.823

Variação do valor do seguro: R$ 3.000

Valor médio de revisão 100 mil km: R$ 1.800

Valor da pastilha de freio: R$ 2.000 (dianteira) e R$ 1.500 (traseira)

Amortecedores: R$ 15.400

Confira ofertas do Audi A3 Sportback

4. Toyota Camry 3.5 V6 VVT-i Automático 2011

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Preço: R$ 47.118

Variação do valor do seguro: R$ 2.500

Valor médio de revisão 100 mil km: R$ 2.500

Valor da pastilha de freio: R$ 2.000 (dianteira) e R$ 1.200 (traseira)

Amortecedores: R$ 7.400 (sem mão de obra)

Confira ofertas do Toyota Camry

5. MINI Cooper Pepper 1.6 Automático 2012

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Preço: R$ 48.671

Variação do valor do seguro: R$ 2.900

Valor médio de revisão 100 mil km: R$ 2.600

Valor da pastilha de freio: R$ 1.800 (dianteira) e R$ 1.600 (traseira)

Amortecedores: R$ 4.000

Confira ofertas do MINI Cooper 

6. Land Rover Discovery 3 HSE 4.4 V8 Automático 4X4 2006

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Preço: R$ 48.641

Variação do valor do seguro: R$ 2.600

Valor médio de revisão 100 mil km: R$ 4.000

Valor da pastilha de freio: R$ 1.400 (dianteira) e R$ 1.500 (traseira)

Amortecedores: Só podem ser informados com número do chassi

Confira ofertas do Land Rover Discovery

7. BMW Série 3 320i 2.0 16V 2010

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Preço: R$ 48.754

Variação do valor do seguro: R$ 2.500

Valor médio de revisão 100 mil km: Não informado

Valor da pastilha de freio: R$ 1.900 (dianteira) e R$ 1.500 (traseira)

Amortecedores: R$ 5.500

Confira ofertas do BMW 320i

8. BMW X5 3.0 4x4 Sport Automático 2007

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Preço: R$ 49.101

Variação do valor do seguro: R$ 3.000

Valor médio de revisão 100 mil km: Não informado

Valor da pastilha de freio: R$ 2.200 (dianteira) e R$ 1.700 (traseira)

Amortecedores: R$ 9.500

Confira ofertas do BMW X5

9. BMW Série 1 120i 2.0 Automático 2012

Preço: R$ 49.288 

Variação do valor do seguro: R$ 2.500

Valor médio de revisão 100 mil km: Não informado

Valor da pastilha de freio: R$ 1.600 (dianteira) e R$ 1.400 (traseira)

Amortecedores: R$ 5.500

Confira ofertas do BMW Série 1

Veredicto

Vale a comprar um carro de luxo usado, principalmente alguns que estão abaixo dos R$ 50 mil. No entanto, é necessário levar vários fatores em consideração, para não levar uma bomba no lugar de um carro. 

Racionalmente falando, quem compra um carro de R$ 50 mil não consegue dispor tranquilamente do mesmo valor para manter um veículo em relação a uma pessoa que compra um carro de R$ 200 mil. Então, o que determina se vale a pena ou não é o custo de manutenção. 

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3 Conselhos para escolher um bom carro resto de rico

1. Baixa quilometragem: existem muitas ofertas de carros de luxo usados circulando por aí. Tente encontrar uma que caiba no seu bolso e que tenha a menor quilometragem possível. Além de o carro estar menos rodado e (provavelmente) em melhor estado, o valor das revisões e manutenção será menor, assim como será mais difícil o carro apresentar problemas por desgaste de alguma peça. 

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2. Único dono: assim como baixa quilometragem, o carro ter pertencido a um único dono é uma grande vantagem. Provavelmente, o veículo estará muito mais conservado do que um que já passou por três ou quatro proprietários. As pessoas tendem a ter mais cuidados com carros que só pertenceram a elas. 

3. Valor para mantê-lo: não é qualquer carro de luxo que você deve levar para casa só porque gostou e o custo de compra é acessível. Coloque no orçamento o custo para mantê-lo, como combustível, revisões, seguro, e escolha o que tiver um valor de manutenção mais próximo da realidade do valor de revenda do carro. Pesquise, também, qual o histórico de problemas frequentes do modelo pretendido em fóruns ou grupos de redes sociais. 

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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

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