Transferência de veículo online já é realidade. Veja como fazer pelo app

Transferir a documentação do carro nunca foi tão simples. Processo pode ser feito pelo celular e não é mais necessário reconhecer firma em cartório

Camila Torres
Por
18.02.2022 às 09:00 • Atualizado em 24.11.2022

O processo de transferência de veículo online poderá ser feito totalmente online de pessoa física para pessoa física, conforme informações do site do Detran.

Desde março, é possível transferir digitalmente, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, todos os carros registrados a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

Publicidade

A Assinatura Eletrônica Avançada havia sido disponibilizada em setembro de 2021, mas era liberada apenas para as vendas de veículos feitas por pessoas físicas a estabelecimentos integrados ao Renave.

Depois da CNH digital e do CRLV-e (Registro de Veículo) eletrônico, já estava na hora de acabar com a burocracia de reconhecer firma ou ir até o Detran (Departamento de Trânsito) para realizar uma transferência veicular.

Com a assinatura digital disponibilizada no aplicativo, será possível fazer a transferência do veículo gratuitamente e no próprio celular. 

Leia também: Calendário IPVA 2022: prazos, descontos e parcelamento no seu Estado

Pré-requisitos para a transferência online

O processo todo é bem simplificado, mas ligeiramente diferente para pessoa física e pessoa jurídica. 

Antes de qualquer coisa, o comprador e o vendedor devem ter o login na plataforma gov.br qualificado como Prata ou Ouro. Saiba como obtê-lo no site do Ministério da Fazenda.

Também é necessário ter o documento digital do veículo já disponibilizado para carros saídos de fábrica ou transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

Leia também: Licenciamento do carro: entenda as mudanças de calendário em 2022

Como transferir o veículo digital pelo APP – Pessoa Física 

Passo 1 - Login: crie seu cadastro no site do Governo Federal e faça as validações para obter o login Prata ou Ouro. 

Passo 2 - Instale o aplicativo: comprador e vendedor devem realizar o cadastro no aplicativo Carteira Digital de Trânsito para utilizarem a assinatura eletrônica. 

Passo 3 - Transferência de veículo: o vendedor deve clicar em transferência do veículo e informar o CPF do comprador.

Passo 4 - Assinatura digital: para dispensar o reconhecimento de firma em cartório, o vendedor deve assinar eletronicamente a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).

Passo 5 - Conclusão: o comprador irá receber a notificação no aplicativo e deverá repetir o processo, em seguida a autorização será enviada automaticamente para o site do Governo Federal. 

Passo 6 - Vistoria: por último, basta levar o veículo para realizar a vistoria no Detran local para a transferência ser efetivada. 

 Leia também: Carros elétricos e híbridos terão desconto no IPVA na cidade de São Paulo 

Como fazer a transferência online – Pessoa Jurídica

No caso da pessoa jurídica o processo não ocorre 100% online.

Passo 1 - Agendamento: Agende um horário em uma unidade de atendimento do Detran.

Passo 2 - Documentos: Leve a documentação necessária, além de documentos pessoais é necessário levar documentos que representam o CNPJ.

Passo 3 - Débitos: Verifique os débitos do veículo e se necessário faça o pagamento.

Passo 4 - Vistoria: Realize a vistoria do veículo no Detran local para a transferência ser efetivada.

Transferência de propriedade

Passo 1 - C0nferência: Confira no Detran do seu Estado a existência de eventuais débitos, caso necessário faça o pagamento.

Passo 2 - Comunicação: Faça a comunicação de venda em cartório com reconhecimento de firma do vendedor e comprador

Passo 3 - Vistoria: Vá com seu veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), importante ressaltar que o laudo da vistoria tem validade estadual.

Passo 3 - Digitalização: Por meio de foto ou escaneamento, digitalize todos os documentos necessários com todos os campos legíveis. Para a conclusão de transferência é necessário a entrega de documento original com firma reconhecida em uma unidade de atendimento.

Passo 4 - Envio: Envie todos os documentos na aba de solicitação de transferência de propriedade e acompanhe o andamento do processo na aba “Acompanhamento de Transferência de Veículo”. Estando correta será confirmada a transferência e informado o código de segurança CRV para a impressão do Licenciamento pelo portal de serviços da Senatran e download no aplicativo "Carteira Digital de Trânsito - CDT"

Passo 5 - Aguarde: 3 dias após cumprir todas as etapas do processo o CRLV-e estará disponível para download e impressão.

Passo 6 - Emplacamento: Após a confirmação da transferência realize o emplacamento em uma empresa credenciada pelo Detran. Caso a transferência seja entre o mesmo município a troca de placa só é necessário se a placa do veículo não estiver no modelo Mercosul.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Transferência de localidade

Passo 1 - C0nferência: Confira no Detran do seu Estado a existência de eventuais débitos, caso necessário faça o pagamento.

Passo 2 - Vistoria: Vá com seu veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), importante ressaltar que o laudo da vistoria tem validade estadual.

Passo 3 - Digitalização: Por meio de foto ou escaneamento, digitalize todos os documentos necessários. Cada arquivo não pode ultrapassar 1,2 MB e todos juntos não podem ultrapassar 15MB. Caso o veículo tenha CRV impresso em papel moeda, a entrega deste documento em uma unidade de atendimento é obrigatória.

Passo 4 - Envio: Envie todos os documentos na aba de solicitação de transferência de localidade e acompanhe o andamento do processo na aba “Acompanhamento de Transferência de Veículo”.

Passo 5 - Aguarde: 3 dias após cumprir todas as etapas do processo o CRLV-e estará disponível para download e impressão.

Passo 6 - Emplacamento: Após a confirmação da transferência realize o emplacamento em uma empresa credenciada pelo Detran.

Anuncie seu carro na Mobiauto

H2 – Como fazer a solicitação da ATPV-e?

Passo 1 - Login: Crie seu cadastro no site do Detran ou apenas faça Login se já tiver uma conta

Passo 2 - Dados: Depois, o vendedor deve indicar a intenção de venda, preenchendo os dados do comprador, fazendo isso o ATPV-e estará disponível para impressão

Passo 3 -  Impressão: Logo após isso, imprima o ATPV-e em uma folha sulfite branca A4, sem nenhuma mancha, timbre ou marca d’água

Passo 4 - Cartório: Depois de impresso, o comprador e o vendedor devem assinar o documento e levar para cartório, afim de ser feita a autenticidade da comunicação de venda do veículo

Passo 5 - Procedimento padrão: Após a comunicação de venda em cartório, cabe ao comprador dar continuidade ao procedimento normal de transferência.

Você também pode se interessar por:

Como o disparo do preço dos carros afeta o valor do seu IPVA
Multas de trânsito: valores, tipos, gravidade e quais suspendem a CNH
Multa de trânsito: como indicar motorista infrator pela internet
Digital, documento do carro não chegará mais na sua casa. Como proceder?

A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade