Toyota não muda os planos e Yaris Cross chegará esse ano mirando VW T-Cross
Fabricante japonesa irá lançar novo SUV ainda este ano para competir no mercado de SUVs compactos
O lançamento do novo Toyota Yaris Cross é um dos mais esperados do mercado brasileiro em 2025. Depois de diversos atrasos, o modelo será lançado já na metade desde ano, informação essa que foi confirmada pela Mobiauto com fontes próximas ligadas à montadora japonesa.
Se você não conhece, o Yaris Cross será o SUV e modelo de entrada da fabricante nipônica no nosso país, tanto é que os modelos Yaris Sedan e hatch saíram de linha em 2024, para assim abrir espaço na linha de montagem para o SUV. Mas quais serão as principais armas do modelo para incomodar os rivais?
Você também pode se interessar por:
- Toyota Yaris Cross: o que o SUV pode usar do Corolla Cross para fazer sucesso
- Toyota Yaris Cross fará marca dobrar capacidade da fábrica de Sorocaba
- Toyota Corolla Cross chega à linha 2026 mais equipado; veja preços e versões
- Os cinco principais lançamentos de carros para 2025
Sem dúvida, o principal deles está em sua motorização. Isso porque, apesar de ser um modelo de entrada, o inédito Yaris Cross irá utilizar um conjunto híbrido.
Estamos falando de uma motorização que combina um motor 1.5 aspirado flex de 91 cv e 12,3 kgfm de torque que trabalhará junto de um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm de torque. A expectativa é que o Yaris Cross híbrido atinja os 113 cv combinados.
Com um porte de 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, é possível que o novo modelo da Toyota atinja números de economia melhores do que o Corolla Cross, sem contar o peso que deverá ser menor. Consequentemente, a economia do modelo japonês será superior a seus rivais puramente a combustão como Renault Kardian e Volkswagen T-Cross.
Além disso, o conjunto do SUV é um híbrido pleno (HEV). O sistema é mais evoluído do que o híbrido-leve (MHEV) que rivais como Fiat Pulse já utiliza e que Jeep Renegade ainda irá ganhar, como a Mobiauto já explicou nesse outro artigo.
Outro ponto que não deixará o Yaris Cross para trás é que o SUV terá fabricação nacional, mais precisamente em Sorocaba (SP). Dessa maneira, o modelo poderá chegar ao mercado com um preço competitivo, fugindo de impostos de importação e outros tributos.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp