Skoda Slavia é primo do VW Virtus e leva item que queríamos no nosso sedan

Irmão europeu do nosso Virtus tem visual exclusivo e desejado item de série que faz a cabeça do mercado nacional

Diego Dias
Por
26.03.2024 às 11:35

Lançado há pouco mais de um ano no Brasil, a reestilização do Volkswagen Virtus sem dúvidas deu outro fôlego para o sedan compacto no mercado nacional. O detalhe é que o modelo tem um primo da República Tcheca: o Skoda Slavia, que é basicamente um Virtus voltando para o mercado indiano e que traz um item que seria bem-vindo no nosso Virtus.

Produzido com base na plataforma MQB A0-IN (uma variante da plataforma destinada para a Índia), o Skoda Slavia tem proporções bem semelhantes ao nosso VW Virtus. Assim o modelo três-volumes tem seus 4.541 mm de comprimento, 1.752 mm de largura, 1.487 mm de altura e 2.651 mm de entre-eixos.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Na prática, o sedan da marca tcheca acaba sendo um pouco menor ao ter 2 cm a menos de comprimento, sendo também um pouco mais baixo (- 1,1 cm ao todo). Já o porta-malas tem a mesma capacidade que o irmão brasileiro feito em São Bernardo do Campo (SP): 521 litros no total. O visual é próprio dos carros da marca tcheca, com grade destacada com filetes verticais e faróis maiores, enquanto as lanternas são recortadas.

Item que poderia ter no VW Nivus

O Skoda Slavia é comercializado na Índia em algumas versões, que vão desde uma sem sobrenome, na de entrada, até a topo de linha batizada de Slavia Style Edition, exatamente essa com um recurso que sem dúvidas os proprietários de VW Virtus no Brasil gostariam de ter por aqui: o teto solar.

Apesar de não ser nenhum teto panorâmico, o item usado no Skoda Slavia ao menos tem dimensões um pouco maiores do que um teto solar convencional, trazendo uma persiana de acionamento manual. Detalhe, o sedan compacto ainda tem padronagem clara do interior, com a porção central dos bancos e a parte inferior do painel em tom claro.

Além do teto solar indisponível no Virtus feito no Brasil, o Skoda Slavia ainda conta com outros recursos não vistos por aqui como os bancos com ventilação para motorista e passageiro. No mais, itens como ar-condicionado automático digital Climatronic com comandos sensíveis ao toque, seis airbags, assistente de partida em rampas e carregador por indução são familiares.

Motor mais moderno

Sob o capô o Skoda Slavia tem melhores opções perante o nosso VW Virtus, principalmente por conta da motorização mais moderna nas versões mais caras. No mercado indiano o sedan tem o 1.0 TSI e o 1.5 TSI, sempre a gasolina. As versões mais em conta e intermediárias trazem o motor 1.0 turbo de 115 cv e 17,8 kgfm de torque, que pode trabalhar junto a um câmbio manual ou automático de seis marchas.

Já a variante mais cara ostenta o 1.5 turbo que rende até 150 cv e 25,5 kgfm de torque, exatamente as mesmas especificações do nosso Virtus Exclusive com propulsor 1.4 TSI. A diferença é que o 1.5 TSI tem a tecnologia ACT (Active Cylinder Technology), que desativa dois dos quatro cilindros em baixas e médias rotações para melhor economia de combustível. Além disso, tal motor pode ser combinado a uma transmissão manual de seis velocidades ou automatizada DSG de sete marchas.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade