Renault Niagara: o que a picape usará do Boreal contra a Fiat Toro no Brasil
Picape intermediária terá alça de mira nas versões mais caras da rival
A Renault Niagara começou a ser montada na Argentina. Ainda em esquema pré-série, essas poucas unidades servirão para testes e validações da picape intermediária antes de realmente começar a fabricação da versão final.
No entanto, outro lançamento da Renault pode nos dar muitas pistas sobre a futura picape. E isso vem até de antes da revelação do Boreal, uma vez que a Niagara Concept foi apresentada para inaugurar a nova linha de design da marca.
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A afirmação é do próprio criador dos modelos, Daniel Nozaki, diretor de design da Renault para as Américas. E não pense que estamos falando apenas dos faróis, que são mais perceptíveis. A Niagara de produção terá muita coisa do Boreal.
Vale lembrar que, quando o Renault Kardian foi lançado, a marca francesa informou que posteriormente uma família de carros seria lançada com a mesma plataforma, entre eles estão Boreal e Niagara.
Visual rebuscado
Como dissemos acima, o farol do Renault Boreal já estava presente na Niagara conceito e certamente estará na versão final de produção. Além de iluminação full LED, o farol é desenhado de forma que uma parte dele seja envolvido pela grade e outra pelo para-choque.
As linhas gerais do Boreal também farão parte da Niagara. Portanto, espere pela grade com as mesmas entradas trapezoidais que emulam parte do novo logo da Renault.
O design geral do Boreal é fruto do estudo com a Niagara Concept, portanto, nada mais lógico do que aplicar boa parte do conceito na picape de produção, mas, claro, sem os exageros de um estudo de design.
Interior bem-acabado e Google nativo
Pelas declarações a respeito da Renault Niagara, é possível presumir que a picape manterá as características de acabamento do Boreal. Portanto, são esperados materiais macios ao toque e iluminação ambiente.
Lembrando que, segundo os executivos, a Niagara chegaria boa o suficiente para brigar com a RAM Rampage. Além disso, o esquema entre painel de instrumentos digital e central multimídia deve ser mantido.
Por falar na central multimídia, o sistema nativo do Google será um diferencial respeitável para os dois veículos. Graças ao sistema é possível espelhar o Google Maps no painel de instrumentos, além de utilizar aplicativos instalados diretamente no item e responder bem a comandos de voz.
Plataforma pronta para híbridos
A Renault Niagara de produção usará a plataforma RGMP, aliás, será o maior produto dessa picape. Portanto, terá cerca de 5 metros, que é a medida máxima suportada pela base do Renault Kardian.
Essa picape está pronta para a eletrificação e sua versão europeia, chamada de CMF-B, equipa veículos com tecnologia híbrida plug-in e elétricos. A plataforma é modular e será a principal base para o futuro da marca na região.
Apesar do avanço em termos de plataforma, o Boreal mantém o eixo de torção para a suspensão traseira. No entanto, a picape talvez sofra alterações, visto que a Oroch, picape que ficará abaixo da novata, já utiliza suspensão do tipo multilink.
Motor 1.3 turbo
A Niagara deverá receber o mesmo conjunto mecânico do Boreal. Portanto, será equipada com o 1.3 turbo de 163 cv e 27,5 kgfm de torque associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem banhado a óleo com seis marchas.
A única dúvida com relação a motorização da Niagara é se a picape estreará um conjunto híbrido, algo que era esperado para o Boreal, mas acabou não se confirmando.
A expectativa é que a Renault Niagara estreie no mercado brasileiro no segundo semestre de 2026, segundo apuração do Motor1 Argentina.