Por que o VW Polo sofreu mais que Nivus e Virtus com a chegada do Tera

Como a chegada de um novo compacto no catálogo da Volkswagen impacta o atual modelo de entrada da marca

MC
Por
03.05.2025 às 03:53
Como a chegada de um novo compacto no catálogo da Volkswagen impacta o atual modelo de entrada da marca

Lançado no Carnaval, o VW Tera ainda nem estreou oficialmente no catálogo da marca alemã no Brasil, e já está bagunçando o mercado. O VW Polo é um belo exemplo, visto que o hatch  perdeu versões e sofreu reajustes de preço para se reposicionar no cenário automotivo.

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Ao contrário do VW Nivus, que foi valorizado com a chegada do novo SUV e agora ocupa uma posição acima do Tera, o VW Polo seguiu o caminho oposto e precisou ser reposicionado.

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Construído sobre a mesma plataforma MQB A0 do Polo, o novo SUV de entrada da Volkswagen estreia no mercado como um concorrente direto do hatch. Ambos têm dimensões semelhantes, com entre-eixos de 2,56 metros, e o Tera deverá levar vantagem no porta-malas, que aparenta ser maior que os 300 litros do Polo.

Além das dimensões parecidas, os dois modelos disputam a mesma faixa de preço. Com o valor estimado do VW Tera entre R$ 110.000 e R$ 140.000, a Volkswagen retirou cinco versões do VW Polo - MPI, TSI e Comfortline - do catálogo, ficando apenas com quatro versões:

  • Volkswagen Polo Track: R$ 95.790
  • Volkswagen Polo Track Robust: R$ 95.790
  • Volkswagen Polo Sense: R$ 107.990
  • Volkswagen Polo Highline: R$ 131.650

Assim, o VW Polo acabou sendo canibalizado dentro da própria linha da marca. Enquanto o Nivus se posiciona como um SUV-cupê de apelo jovem e o Virtus atende quem busca espaço e conforto típicos de um sedan, o Polo atua exatamente no segmento que o Tera está mirando: o de carros compactos urbanos, com bom pacote de equipamentos e preço acessível.

O Tera chega ao mercado para disputar o mesmo espaço do hatch, mas com o apelo visual de um SUV — algo cada vez mais valorizado pelo consumidor brasileiro.

A decisão da Volkswagen de enxugar a linha do Polo reforça essa reorganização interna, abrindo caminho para o Tera assumir o protagonismo no segmento de entrada.

A Volkswagen está apostando alto no Tera para que ele se torne seu principal carro no Brasil. A expectativa é que o novo SUV entre para a lista dos mais vendidos e assuma um papel de destaque na linha, tornando-se um símbolo da marca — assim como o Jeep Renegade representa a Jeep no mercado nacional.

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