Novo VW Golf GTI: versão especial de 348 cv será abastecida com bioetanol

Combustível tem alto grau de eficiência e oferece maior resultado para alta performance

Vinicius Moreira
Por
24.05.2024 às 13:50 • Atualizado em 29.05.2024

A Volkswagen decidiu fazer a estreia mundial do novo Golf GTI Clubsport na edição deste ano das 24 horas de Nürburgring, na Alemanha. Para isso, a montadora vai apresentar uma edição especial do esportivo, batizada de Golf GTI Clubsport 24h que usará bioetanol como combustível.

Além da unidade especial, a montadora vai lançar mundialmente o novo Golf GTI Clubsport. O evento na histórica pista alemã também faz parte da celebração do aniversário de 50 anos do modelo.

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Golf GTI Clubsport 24h abastecido com bioetanol

Usando o novo GTI Clubsport como base, a versão especial para a corrida alemã recebeu uma preparação que será usada na corrida alemã. O esportivo foi equipado com motor 2.0 turbo de 348 cv de potência e 45,88 kgfm de torque movido a bioetanol, mais especificamente o E20.

A justificativa para o uso do bioetanol é que o combustível é mais resistente à detonação e, como consequência, mais eficiente e emite menos poluentes também. Claro que esse motor foi preparado especialmente para o GTI Clubsport 24h.

Para os saudosistas, a VW ainda preparou mais uma iniciativa. Antes das 24h de Nürburgring, a montadora vai mostrar três Golf GTI clássicos de primeira geração preparados: Golf GTI Kamei 1978 (183cv); Golf GTI 1980 (184 cv) e Golf GTI 16S Oettinger 1981 (208 cv).            

O que é bioetanol?

Também chamado por aqui de etanol de segunda geração, o bioetanol é conhecido como um biocombustível avançado.

Como principal diferença para o etanol, o bioetanol é produzido com o uso de resíduos, como restos agrícolas. Enquanto isso, o etanol segue como combustível a partir da cana de açúcar.

Além das vantagens ambientais, principalmente se comparado com combustíveis fósseis, o bioetanol que será usado em Nürburgring é produzido pela Shell e, conforme a montadora alemã atestou, possui um potencial energético maior que os demais.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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