Novo sedan elétrico da GAC pode ter preço de Toyota Corolla
Chamado de GAC Aion S, sedan é maior até mesmo que um Jeep Commander
No final do ano passado a GAC detalhou seus planos de atuação no Brasil, bem como uma parceria com universidades brasileiras para o desenvolvimento até de carros com sistema híbrido flex. Um desses modelos no radar da nova marca chinesa que vem concorrer com outras conterrâneas como BYD, GWM, Caoa Chery e JAC é o sedan GAC Aion S, um dos modelos que vem para o mercado nacional.
Antes de detalhar o novo GAC Aion S, vale lembrar que o presidente da marca chinesa, Wei Wangang, confirmou até o momento três modelos para o Brasil ainda para este ano: o já citado Aion S, sedan elétrico com porte maior que do Toyota Corolla; a minivan Aion Y com desenho bem agressivo; além do Aion Hyper HT, que se trata nada menos do que um SUV cupê elétrico que conta com portas traseiras do tipo gaivota e tem claras inspirações no Tesla Model X.
Você também pode se interessar por:
- GAC registra SUV à lá Fastback no Brasil que abre portas para cima
- GAC irá além da BYD e GWM para vender carros no Brasil
- Flagra: GAC GS3 Emzoom é SUV chinês para peitar VW T-Cross e Hyundai Creta
- GAC Aion Y Plus é uma minivan elétrica que quer bater de frente com BYD e GWM
Para quem não conhece o GAC Aion S, saiba que se trata de um sedan de porte acima dos sedans médios tradicionais que atuam na faixa dos 4,63 metros, já que ele tem nada menos do que 4,81 m de comprimento – maior até mesmo do que um SUV de sete lugares como o Jeep Commander. No mais, o modelo tem 1,88 m de largura, 1,54 m de altura e nada menos do que 2,75 m de entre-eixos – o Corolla tem 2,70 m. Pelo jeito, espaço interno não será problema para ele.
O visual é de sedan clássico com os três volumes bem definidos, mas que traz um estilo mais futurista com faróis em forma de T e lanternas que seguem a moda atual de LED inteiriço na traseira. O balanço traseiro é bem esticado e deixa o modelo ainda mais com cara de sedan.
Na lista de equipamentos, o GAC Aion S ostenta itens como faróis e lanternas de LED, ar-condicionado de duas zonas, rodas de liga-leve de 17 polegadas (que parecem um tanto pequenas para ele), além de central multimídia com tela de 8 polegadas. Os bancos dianteiros contam com regulagem elétrica.
Mesmo que seja um sedan de porte superior ao Corolla, o GAC Aion S sem dúvidas poderá atuar em uma faixa de preço semelhante ao do sedan japonês, que hoje custa entre R$ 158.490 (versão 2.0 GLi) e R$ 199.990 (versão Altis Hybrid Premium). Isso porque seu motor elétrico entrega somente 136 cv de potência e 23 kgfm de torque, potência acima dos 122 cv do Corolla híbrido, mas abaixo dos 204 cv do BYD King. É um propulsor até mais fraco do que um GWM Ora 03, que tem 171.
De contrapartida, trazer essa motorização menos fraca para o mercado brasileiro em um sedan de porte grande pode fazer com que a GAC o precifique no patamar de um sedan médio como o Toyota Corolla. Por fim, vale lembrar que a bateria conta com 55,2 kWh de capacidade, cuja autonomia de acordo com dados já divulgados pelo Inmetro fica em 314 km – sendo de 490 km no ciclo NEDC, mais otimista.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp