Novo Peugeot 2008: os principais problemas, segundo os donos

SUV tem aborrecido proprietários, que se queixam de defeitos no motor 1.0 turbo que para de funcionar

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11.07.2025 às 00:30
SUV tem aborrecido proprietários, que se queixam de defeitos no motor 1.0 turbo que para de funcionar

O novo Peugeot 2008 estreou no Brasil há quase um ano prometendo elevar a marca francesa a outro patamar no segmento de SUVs compactos. Se a geração anterior, lançada em 2015, passou praticamente despercebida enquanto a concorrência brigava pelas primeiras posições da categoria, o modelo atual gerou expectativa da crítica e do público por combinar um design moderno às tecnologias compartilhadas entre as marcas da Stellantis.

Fabricado na Argentina, o novo Peugeot 2008 é baseado na plataforma CMP, compartilhada com o hatch 208, entre outros modelos da Stellantis. Apesar de ter mantido as suspensões McPherson (dianteira) e de eixo de torção (traseira), o SUV passou por uma importante renovação para adotar novos equipamentos, motorizações mais modernas e eletrificação (a versão elétrica é importada da Europa).

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No lugar dos antigos motores flex de quatro cilindros EC5 1.6 aspirado de 120 cv e THP 1.6 turbo de 173 cv, ambos com transmissão automática de seis velocidades, o novo 2008 passou a ser equipado com o 1.0 turboflex de três cilindros de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, combinado a um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas – mesmo conjunto mecânico dos Fiat Pulse, Fastback e Strada.

Além do visual alinhado ao dos carros vendidos pela Peugeot na Europa, o novo 2008 ficou um pouco maior que o antecessor. São 15 centímetros a mais no comprimento e 64 litros de vantagem no porta-malas, que teve a capacidade ampliada para 419 litros.

Na cabine foram incorporados o painel digital e a central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução, entre outros itens, como ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico e assistências de condução. A versão mais cara é equipada com câmeras com visão em 360°, alerta de colisão frontal, frenagem automática, farol alto adaptativo, leitor de placas de velocidade, alerta de mudança involuntária de faixa, painel digital com efeito 3D e teto solar panorâmico.

Novo Peugeot 2008 – Principais problemas, segundo os donos

Renan Rodrigues/Mobiauto

Renan Rodrigues/Mobiauto

Embora tenha menos de um ano de mercado, o novo Peugeot 2008 já é motivo de queixas de parte dos proprietários. No site Reclame Aqui e nos fóruns na internet é possível encontrar relatos de problemas sobre funcionamento da central multimídia, mau funcionamento do ar-condicionado e ruído no teto solar. Porém, diversos donos do SUV reclamam de falhas no motor 1.0 turbo, que para de funcionar durante o uso do veículo.

“Com apenas 1.086 km rodados, o veículo apresentou graves falhas mecânicas, com alertas no painel indicando falhas nos sistemas do motor, câmbio e freio de mão. Diante da gravidade dos sintomas, o veículo foi imediatamente encaminhado à concessionária, sendo aberta a Ordem de Serviço n 15052, em 13/06/2025, com registro de atendimento pela garantia de fábrica.

Conforme diagnóstico técnico registrado nas Ordens de Serviço 1 e 2, foi realizada análise via sistema DIAGBOX, que constatou defeito eletrônico no sensor de pressão da admissão. O componente defeituoso impossibilitava a leitura de entrada de ar no corpo de borboleta (TBI), impedindo o arranque do motor. Trata-se de um vício gravíssimo em peça vital para o funcionamento do veículo, ainda sob rodagem inicial.

O sensor de pressão da admissão (Ref. 1686524480) foi substituído em 25/06/2025, conforme registrado na OS 2, com lançamento do serviço sob o código TMO 19E01A, e utilização de mão de obra técnica para substituição do componente. No entanto, mesmo após a intervenção, o veículo seguiu apresentando falhas, o que demonstra a ineficácia do reparo e a persistência do vício oculto de origem fabril.

Ou seja, o carro novo foi entregue com defeito estrutural de fábrica no sistema de alimentação do motor, essencial à partida, sendo necessário intervenção técnica com troca de peça antes mesmo da primeira revisão, e ainda assim sem resolução definitiva”, relata no Reclame Aqui um cliente não identificado, de Manaus (AM).

Um cliente de Palmital (SP) descreveu no dia 30 de junho que o seu Peugeot 2008 comprado em maio apresentou uma falha alertada no painel do veículo após rodar apenas 800 quilômetros. “A verdade é que passados 30 dias após pagar quase R$ 130 mil num carro novo, eu e minha família estamos tendo que usar Uber para ir à escola, trabalho e demais atividades. Ninguém resolve nada. Infelizmente vou ter que judicializar”, relatou no Reclame Aqui.

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