Novo Nissan Kicks usa truque de VW e Fiat para se distanciar do Kardian
SUV ganhou nova geração e adotou tática já conhecida para evitar comparações
A nova geração do Nissan Kicks chegou depois de muitos flagras e revelações em doses homeopáticas da marca japonesa. Agora, o SUV ficou maior, mais econômico e usa motor 1.0 turbo, mas continua a conviver com irmão mais velho que ganhou o sobrenome Play para se diferenciar. Mas é na traseira que o novo Kicks quer deixar claro um detalhe.
E não estamos falando do nome Kicks, presente em diversos lugares do SUV. O ponto em questão está na tampa traseira com a sigla 220T. Essa assinatura faz referência ao motor 1.0 turbo de três cilindros do modelo, indicando ainda o que ele entrega de torque no Kicks.
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Os 220 Newton-metro (Nm) de torque é como a indústria mundial mede a capacidade de torque, enquanto aqui no Brasil é usado o kgfm (kilograma-força-metro). Convertendo de Nm para kgfm, temos exatos 22,4 kgfm. Conhece algum carro com essa força de rotação?
Caso sua resposta tenha sido Kardian, acertou. Afinal, o Kicks vem equipado com o mesmo motor HR10 produzido pela Horse, uma empresa do grupo Renault/Geely. Como a Nissan é parceira da montadora francesa, há o compartilhamento de powertrain.
Tanto que o propulsor tem a mesma potência e torque: até 120 cv na gasolina e 125 cv no etanol a 5.000 e 20,4 kgfm na gasolina a 2.000 rpm e 22,4 kgfm de torque no etanol a 2.250 rpm. Até o câmbio automatizado de dupla embreagem (caixa banhada a óleo) de seis marchas também permanece.
A diferença é que a Renault chama o motor de TCe e o monta em São José dos Pinhais (PR), enquanto agora a Nissan deu o nome de 220T e o produz em sua fábrica em Resende (RJ). E essa tática já é conhecida na indústria.
A Fiat, por exemplo, para mostrar que seu modelo é equipado com o 1.0 turbo de três cilindros usa a sigla T200, ou a T270 com a usina 1.3 turbo posicionados na tampa traseira. Tanto o 200 como o 270 não estão ali por acaso, eles também remetem ao torque de 200 Nm e 270 Nm, ou seja, 20,4 kgfm e 27,5 kgfm, respectivamente.
A Volkswagen também faz isso, com seus motores 170 TSI, 200 TSI ou 250 TSI, por exemplo. A lógica se repete, 170 nm, 200 nm e 250 nm, convertidos em kgfm ficam 16,8 kgfm, 20,4 kgfm e 25,5 kgfm, na mesma ordem.
Por que o 220T no Nissan Kicks?
Com essa tática, a Nissan busca consolidar o nome do 1.0 turbo como 220T. Assim, quando for citar o propulsor, em vez de dizer que é o mesmo do Kardian ou TCe, o Kicks tem uma referência ao motor para chamar de sua.
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