Novo Fiat Fastback é flagrado com item para colocar fim em polêmica

Nova geração do SUV cupê chegará ao mercado ainda mais competitiva

Por
02.01.2026 às 11:03

O Fiat Fastback é um produto pensado para o Brasil que deu certo e hoje está entre os 10 SUVs mais vendidos do país. Prestes a completar quatro anos de mercado em 2026, o modelo se prepara para mudar de geração e indica que sua chegada está próxima e não será apenas na América latina.

Alvo de flagras anteriormente, desta vez poucos detalhes ficaram de fora. O perfil @fca_fan_brazil registrou detalhes não apenas da carroceira, como também do interior do novo Fiat Fastback. Além dessa fonte, outros veículos como The Automobilist também registraram o modelo circulando em testes.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

E foi nesse último que o SUV em testes revelou uma mudança considerável no projeto. Na imagem em que o veículo é flagrado de teste é possível ver a roda traseira e freios a disco, algo que o atual Fastaback não tem, pois seu freio traseiro é a tambor.

Na última atualização, a Fiat Toro também ganhou freios a disco nas quatro rodas. Principal concorrente do Fastback, o Nivus já possui esse sistema de frenagem.

Apesar de parecer pouco, esse item é frequentemente tema de discussões. De um lado, os que defendem os freios a disco como item de maior segurança, enquanto outros dizem que para um veículo do porte do Fastback essa mudança não é necessária. Vale lembrar que até mesmo na versão Abarth, o SUV usa freio a tambor na traseira.

Reprodução/The Automobilist

Reprodução/The Automobilist

Um detalhe comum aos dois flagras, é que o SUV cupê camuflado está rodando pela Europa, ou seja, será um produto global e não mais restrito a América Latina.

Diferente de sua estreia em 2022, dessa vez o modelo deve estrear primeiro na Europa e posteriormente no Brasil. Sua chegada ao território nacional deve acontecer em 2027.

Segundo as fotos, o novo Fastback se aproximará ainda mais da nova identidade visual da Fiat que estreará no Brasil com o Grande Panda em 2026. Com faróis mais próximos do design geométrico e com elementos pixelados.

A traseira ainda camuflada lembra o conjunto de lanternas do Citroën Basalt. O que adianta que o novo SUV deixará seu atual visual totalmente para trás, e adotará um visual mais imponente.

Reprodução/The Automobilist

Reprodução/The Automobilist

E um detalhe importante ressaltado através das fotos, é que o novo Fastback corrigirá um dos “problemas” da sua atual geração: o espaço interno. Apesar de abrigar um dos maiores bagageiros da categoria, o custo dessa vantagem fica para os ocupantes da segunda fileira.

E ao que parece, além de ganhar uma carroceria mais harmoniosa, o novo SUV cupê também terá um entre-eixos maior, que deve ficar na casa dos 2,60 metros. Para efeito de comparação geração mede 2,53 metros.

Por dentro, as mudanças estão nos novos bancos de couro com desenho quadrado e encosto de cabeça parcialmente interligado, na nova manopla de câmbio minimalista semelhante à de modelos elétricos, no volante de dois raios e nas telas multimídia e de painel de controle, que são maiores.

Repodução/FCA Fan Brasil

Repodução/FCA Fan Brasil

Sob o capô, o novo Fastback será baseado na nova plataforma Smart Car, que permite que o SUV tenha conjuntos híbridos, elétricos e até tração integral. No entanto, para o Brasil, sua motorização não deve mudar, mantendo o atual conjunto T200 1.0 turbo flex de 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, associada ao câmbio automático CVT que simula sete marchas. E para versões de topo, Abarth, o motor T270 1.3 turbo flex de 185 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade