Nova Toyota Hilux, que estreia em 2026, terá versão esportiva com motor turbodiesel híbrido
Hilux GR Sport manterá a proposta voltada ao off-road, mas terá o reforço da eletrificação para entregar mais potência
A nova geração da Toyota Hilux, que vem sendo testada na Ásia para estrear mundialmente até 2026, ainda mantém em segredo a maior parte das suas informações técnicas, mas a imprensa internacional tem divulgado rumores sobre a versão que sairá da fábrica preparada para encarar condições adversas no fora-de-estrada.
No entanto, não será na próxima geração que a Hilux GR Sport concorrerá diretamente com a Ford Ranger Raptor, mas manterá a proposta inspirada nos veículos de rali da divisão esportiva da Toyota. Além do visual mais agressivo, para se diferenciar das versões “civis”, a picape terá a mecânica aprimorada.
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A principal mudança será nas suspensões, que serão dotadas de amortecedores KYB monotubo. Os pneus todo-terreno serão montados em rodas exclusivas da versão, entre outros atributos.
O motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros de 224 cv de potência e 55 kgfm de torque poderá receber o reforço de um sistema híbrido-leve de 48 volts para produzir cerca de 20 cv e 5 kgfm extras em situações que demandem mais força, como incursões em trilhas ou reboque de implementos.
Dentre os equipamentos, a nova Hilux deverá adotar painel digital, central multimídia com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução e um inédito sistema de câmeras para mostrar imagens externas do veículo durante o uso no fora-de-estrada. Um pacote de assistências de condução mais avançadas também está previsto.
Estruturalmente, a nova Hilux será construída sobre uma versão atualizada do chassi da geração atual, descartando rumores sobre a adoção de uma plataforma baseada na arquitetura TNGA-F, utilizada na “prima” norte-americana Tacoma e nos SUVs da família Land Cruiser.
O novo chassi será reforçado para elevar a rigidez torcional, para favorecer a dirigibilidade e aumentar a robustez da picape no uso mais severo. Também está prevista a adoção de freios a disco nas rodas traseiras, entre outras melhorias, como uma direção elétrica recalibrada.
A Toyota Hilux seguirá sendo vendida na Ásia com motores a gasolina e a diesel sem eletrificação. No entanto, protótipos movidos a eletricidade e a célula de combustível de hidrogênio apresentados recentemente sugerem que a picape terá versões movidas a fontes energéticas alternativas.
Projeções: Kleber Silva/KDesignAG
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