Marca chinesa da Stellantis planeja fabricar carros no Brasil
Depois de BYD e GWM, mais montadoras chinesas estão com planos de nacionalizar a fabricação de seus carros
O grupo Stellantis compreende no Brasil as marcas Jeep, Ram, Fiat, Peugeot, Citroën e a mais recente Leapmotor. Pois é esta última que a única ao lado da Peugeot que atua como importadora no Brasil. Esse cenário tem tudo para mudar.
Antes de tudo, vale lembrar que a Leapmotor anunciou sua chegada ao Brasil dentro do grupo Stellantis com os SUVs B10 e C10. A parceria com a marca chinesa prevê inicialmente o regime de importação da China, como garante o presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuelle Capellano:
“Neste primeiro momento, o interesse é complementar a gama da Stellantis e conquistar um novo público, além de aprender novas tecnologias, ter acesso a essas tecnologias”, disse o executivo durante a segunda edição do Summit Futuro da Mobilidade, uma iniciativa da Autoesporte e do Valor Econômico realizada nesta sexta-feira (26).
Você também pode se interessar por:
- Porsche perde 60% do valor de mercado e acende alerta
- Marcas de carros estão preferindo lucro em vez de qualidade?
- Porque SUVs elétricos não fazem sentido para poluir menos
- Novo Volkswagen Tera: tudo o que não te contaram sobre o SUV
Por outro lado, Capellano não descartou a possibilidade: “Fabricar veículos da Leapmotor faz parte da estratégia do futuro”.
Leapmotor C10
Junto da chegada ao Brasil, a Leapmotor já anunciou que seu primeiro carro por aqui seria o C10. Diferente do B10, o C10 é um REEV (também EREV), também elétrico, mas que usa o motor a combustão como fonte de energia para o propulsor elétrico.
O sistema compreende omotor 1.5 aspirado a gasolina de 96 cv e ciclo Atkinson, enquanto o motor elétrico tem 231 cv, ao menos para o mercado internacional. Ainda não está claro se esses serão os dados para o Brasil, ainda mais para o quesito autonomia.
Leapmotor B10
Segundo carro confirmado pela marca, o SUV elétrico com porte de Corolla Cross é vendido com duas motorizações na China :180 cv (tração dianteira) ou 218 cv (tração integral). As baterias podem ser de 56,2 kWh ou 67,1 kWh, garantindo uma autonomia de 361 km e 434 km, segundo o ciclo WLTP.
Quando Leapmotor C10 e B10 chegam ao Brasil?
No último mês de agosto, os primeiros modelos da marca chinesa começaram a chegar no Porto de Santos (SP). No entanto, até o momento, a Leapmotor ainda não divulgou nenhum cronograma de lançamento.
A chegada do Leapmotor B10 no Brasil e Chile ocorrerá logo após o C10, primeiro modelo da marca na região. Mais detalhes sobre o modelo serão divulgados em seu lançamento oficial.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp