Jeep Avenger: SUV compacto será arma da Stellantis contra avanço do VW Tera

Modelo terá fabricação nacional, será híbrido e quer atrapalhar a vida do modelo da marca alemã

Por
09.11.2025 às 13:09

O Volkswagen Tera foi o carro de passeio mais vendido de outubro com 10.162 unidades emplacadas, segundo dados da Jato Dynamics. O modelo foi lançado em maio de 2025, dessa forma é mais novo que o seu principal rival, o Fiat Pulse. No entanto, um outro modelo que será lançado em breve no Brasil pode atrapalhar a vida do Tera, estamos falando do Jeep Avenger.

O Jeep Avenger é o modelo de entrada marca, e já está presente em outros lugares do mundo, como na Europa. Por aqui ele irá estrear em 2026 com fabricação nacional em Porto Real (RJ) e seu preço será menor que os irmãos Renegade e Compass, competindo com o VW Tera hoje tabelado entre R$ 105.890 e R$ 141.890.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Mesmo se tratando de uma opção de menor custo, o Jeep Avenger se destaca em relação aos irmãos. Isso porque estamos falando de um projeto mais novo, apesar do Jeep Compass ter recebido uma nova geração na Europa, o modelo no Brasil é o mesmo desde 2021.

Construído sobre a plataforma Smart Car – a mesma do Fiat Grande Panda -, o Jeep Avenger ou “baby Jeep”, como é apelidado, possui as seguintes dimensões: 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m altura e um entre-eixos de 2,56 m.

Bárbara Lira/Mobiauto

Bárbara Lira/Mobiauto

Falando do visual do SUV compacto, as conhecidas sete barras posicionadas na dianteira do modelo possuem um contorno de LED. Os faróis também são de LED. Na traseira, as lanternas de LED são construídas em um formato quadrado, já o arranjo das luzes tem um formato de “X”, uma inspiração do irmão Renegade.

A Mobiauto já apresentou 54 fotos exclusivas do SUV e sua parte interna chama a atenção. Tanto a central multimídia quanto o painel de instrumentos do SUV possuem o mesmo porte: 10,25 polegadas. Outro destaque da cabine está no seletor do câmbio concentrado em botões, ao invés da manopla tradicional.

Bárbara Lira/Mobiauto

Bárbara Lira/Mobiauto

Por fim, para colocar ainda mais “água no chopp” do Volkswagen Tera, o Jeep Avenger deverá ser híbrido nas variantes mais caras. O mais provável é que o SUV seja equipado com o motor T200 1.0 turbo flex de três cilindros, que rende até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas.

Já nas opções de topo, o propulsor 1.0 turbo será mantido, mas terá o auxílio do sistema híbrido leve de 12V, o mesmo que equipa Pulse e Fastback. Vale ressaltar que o Volkswagen Tera não possui nenhum tipo de eletrificação.

Com todas essas características apresentadas, o Jeep Avenger deve ser o lançamento mais importante da fabricante no Brasil desde a chegada do Renegade. A expectativa é que o SUV seja o mais vendido da Jeep no Brasil, principalmente para compradores que visam a relação de custo-benefício.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

- Jornalista Automotivo

Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade