Jeep Avenger: o que ele pode aprender com o Jeep Renegade
SUV vendido desde 2015 vai ceder seu lugar no catálogo para novato e subir de nível
Para assumir o posto de modelo mais acessível da Jeep no Brasil, a marca apresentou o Avenger, inclusive como protagonista do palco da fabricante no último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. É esperado que, com o preço mais baixo, o novo SUV tenha um bom volume de vendas, mas, além desse fator, para cair no gosto do consumidor, basta olhar para dentro da própria casa.
Seu irmão de montadora, o Renegade, chegou ao Brasil em 2015. Desde então, o SUV reuniu um mix de críticos e admiradores ao longo de seus 11 anos de mercado nacional. Mas, mesmo com os contratempos, ou até por causa deles, pode servir como uma espécie de professor para o Avenger.
[componente-buscar-veiculos]
Você também pode se interessar por:
- Jeep Avenger: quais as diferenças do SUV para o Jeep Renegade
- Novo Jeep Avenger: quanto deve custar o SUV compacto no Brasil?
- Novo Jeep Avenger: SUV pode repetir estratégia do Renegade nas versões
- Novo Jeep Avenger chegará em 2026 para ser o modelo mais barato da marc
A começar pela consolidação da Jeep também como marca urbana. Com fama de produzir veículos com pegada off-road, o Renegade veio com visual quadrado, porte robusto e cara de “jipão”, mesmo sendo um modelo pensado majoritariamente para rodar na cidade, longe de ser um off-road raiz. Algo que o Avenger pode aproveitar, já que, mesmo sendo um SUV de entrada, terá na carroceria linhas mais retas e musculosas, que conquistam o público pela aparência fora do habitual da categoria.
Para alguns, porém, o visual do Renegade foi motivo de críticas. Não pelo design em si, mas pelo conjunto que o SUV levava debaixo do capô, já que, acreditavam que seu motor não combinava com seu visual imponente.
Ele chegou às concessionárias com o motor 1.8 E.torQ flex de até 132 cv e 19,1 kgfm de torque, que, considerando o peso próximo de 1.440 kg, resultava em arrancadas mais lentas e consumo elevado, justamente por exigir rotações mais altas para mover o carro. Com isso, consumidores que buscavam mais desempenho acabavam recorrendo à versão 2.0 turbodiesel de 170 cv e 36,7 kgfm de torque.
Divulgação/Jeep
Seu motor foi atualizado em 2022, quando passou a adotar o 1.3 turbo flex de até 185 cv e 27,5 kgfm de torque, mudando significativamente a percepção sobre desempenho.
Considerando que o Renegade demorou alguns anos para encontrar o equilíbrio ideal, o Avenger já deve chegar mais alinhado ao gosto do brasileiro. Sua motorização ainda não está confirmada oficialmente, mas a expectativa é de que traga o motor 1.0 turbo flex que rende até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, além da possibilidade de versões com sistema híbrido leve nas configurações mais caras. Assim, não deve carregar a mesma fama de “beberrão” que marcou o início da trajetória do Renegade.
O posicionamento de mercado também é algo a se levar em conta. O espaço que o Avenger vai ocupar está diretamente ligado à posição que o Renegade consolidou ao longo dos anos. E, na questão de volume de vendas, o Renegade deu conta do recado. O SUV, inclusive, foi o mais vendido da categoria em 2021, ano em que recebeu a atualização mecânica que o tornou mais competitivo.
Outro ponto está no acabamento interno, que sempre foi bastante elogiado no Renegade, oferecendo conforto aos ocupantes e revestimentos com materiais sensíveis ao toque, muitas vezes colocados acima da média entre os SUVs compactos. É um aspecto que pode, e deve, ser aproveitado pelo Avenger quando chegar ao mercado.
Divulgação/Jeep
Um possível trunfo do Avenger também está nas suas medidas. Não falamos especificamente de altura e comprimento, já que o Renegade é maior nesses aspectos. O destaque está na distância entre-eixos e no porta-malas. Considerando o Avenger já vendido na Europa, ele oferece 320 litros de capacidade no porta-malas e entre-eixos de 2,56 m, apenas 1 centímetro a menos que o Renegade, o que pode significar bom aproveitamento interno mesmo com dimensões externas menores.
Quando chega o Jeep Avenger?
Divulgação/Jeep
Uma data exata ainda não foi confirmada, mas, com base na apuração da Mobiauto, o SUV, com lançamento previsto para 2026, deve ser apresentado ainda em março deste ano.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp