Denza: marca de luxo da BYD chega ao Brasil com jipe e promete mais modelos
Submarca da montadora que mais vende elétricos no Brasil chega para brigar com os modelos de luxo
Não satisfeita em fazer sucesso no segmento de modelos de entrada, a BYD prepara o lançamento oficial de uma de suas submarcas de luxo: a Denza. Que nasce fruto da parceria entre a BYD e a Mercedes-Benz, e hoje é controlada apenas pelo grupo chinês.
Já confirmada e prevista para chegar ao mercado em novembro, a Denza inicia sua operação com um SUV com porte de “jipão”. O objetivo da marca é ter 22 concessionárias até o final de 2026.
Por falar ano que vem, a marca chinesa vai lançar seu segundo modelo: Denza Z9 GT.
Durante o evento de imprensa da montadora que ocorreu no última terça-feira, 20 de novembro, os executivos da montadora chinesa não descartam a possibilidade de uma operação ainda maior no Brasil: com uso da fábrica na Bahia da BYD para produção nacional de seus carros.
Quais são os lançamentos
O primeiro lançamento da Denza é o B5, um SUV com cara de jipe equipado com tração 4x4 e três opções de bloqueio de diferencial e posicionamento do ângulo de ataque e saída superiores a 30°.
Sob o capô, está um motor 1.5 turbo associado ao sistema híbrido plug-in composto por dois motores. O conjunto rende 680 cavalos de potência combinada e acelera de 0 a 100km/h em 4,8 segundos.
Entre as novidade confirmadas está o Z9 GT, previsto para chegar ao mercado no segundo semestre de 2026. O modelo é uma perua elétrica construída sob a plataforma e³, equipada com o “Crab Walk”, um sistema de direção traseira que permite que o carro se mova lateralmente, como um caranguejo, que pode facilitar manobras em vagas apertadas.
Sob o capô, estão três motores elétricos que juntos rendem 965 cavalos de potência e 97 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km em 3,4 segundos.
E, por fim, a van de luxo D9, é o outro modelo prometido para o Brasil da. Mas até o momento, detalhes de motorização e itens de série não foram reveladas.