Corsa ainda vive, mas voltará a ser vendido no Brasil?

Rumores nas redes sociais apontaram para um retorno do modelo ao país depois de sair de linha em 2012

Vinicius Moreira
Por
06.05.2024 às 15:10

Basta surgir atualização ou nova geração, no exterior, de algum modelo já vendido no Brasil para rumores de um possível retorno surgirem, principalmente nas redes sociais. A bola da vez é o Chevrolet Corsa, que é vendido na Europa com o mesmo nome, mas produzido pela Opel, a qual faz parte atualmente do grupo Stellantis.

Há pouco tempo, a Mobiauto mostrou o quão improvável seriam os retornos de Chevrolet Monza, vendido assim na China, e Chevrolet Aveo, ventilado como novo Celta. Algumas notícias apelam para o sucesso que esses modelos tiveram no Brasil para repercutir, mas não adotam nenhuma base lógica para divulgar essas afirmações.

Publicidade

Você pode se interessar:

No caso do Chevrolet Corsa, após 18 anos de mercado, o hatch popular saiu de linha em 2012 e abriu espaço para chegada do Chevrolet Onix. Em 2024, o hatch completou 30 anos do seu lançamento no Brasil.

Voltando a falar sobre o Corsa europeu, o modelo recebeu sua última atualização visual em 2019, mas recentemente ganhou duas configurações elétricas. Na primeira, o modelo oferece 136 cv de potência e 354 km de autonomia, enquanto na segunda são 156 cv de potência e 402 km de autonomia, ambas no ciclo europeu.

No início deste ano, o hatch ganhou uma versão híbrida de 48V. O sistema combina o motor 1.2 turbo de três cilindros com opções que rendem 100 cv e 136 cv de potência. Aliado ao trem de força térmico, um motor elétrico de 28 cv, que auxilia na condução em acelerações e atuando somente no modo elétrico até os 30 km/h. A transmissão é de dupla embreagem de seis velocidades.

Já no Corsa a combustão, o hatch é oferecido com duas opções de motores: 1.2 de 75 cv de potência, 1.2 turbo de 100 cv, ambas com câmbio manual de cinco marchas, e 1.2 turbo com câmbio automático de oito velocidades.

Mas afinal, o Corsa voltará ao Brasil?

O mais próximo que o brasileiro já tem do Corsa é a plataforma, que é a mesma do Peugeot 208 vendido por aqui. A explicação para isso é que a Opel foi comprada pela Peugeot, a qual foi posteriormente adquirida pela Stellantis. Dessa forma, o hatch europeu compartilha da mesma base que o 208.

Dito isso, algumas publicações nas redes sociais estão divulgando que o Corsa poderá voltar ao Brasil. Entretanto, a primeira pista de que isso não poderá acontecer é que não há nenhuma previsão de que a Opel opere no Brasil.

Outro ponto é que, mesmo que a montadora chegue ao Brasil um dia, ela pode atrapalhar as operações de outras fabricantes do grupo Stellantis no Brasil, como a própria Peugeot.

Por isso, é praticamente nula a possibilidade de vermos o Corsa aqui no Brasil novamente.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade