Citroën Basalt: os principais problemas, segundo os donos
Proprietários do SUV cupê têm reclamado que o motor 1.0 turbo para de funcionar do nada
Lançado no Brasil no segundo semestre de 2024, o Citroën Basalt é o terceiro membro da família C-Cubed, desenvolvida pela marca francesa para alavancar as suas vendas nos mercados emergentes. Derivado da plataforma CMP, compartilhada com o C3 hatch e o C3 Aircross, o SUV cupê combina a versatilidade dos utilitários esportivos com o bom aproveitamento do espaço interno dos sedans.
O Basalt mede 4,34 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. O seu porta-malas de 490 litros é um dos maiores entre os SUVs compactos.
Reprodução/Mobiauto
Você também pode se interessar por:
- Novo Peugeot 2008: os principais problemas, segundo os donos
- Toyota Corolla 2.0 (12ª geração): os principais problemas, segundo os donos
- Toyota Corolla híbrido: os principais problemas, segundo os donos
- Nissan Sentra (8ª geração): os principais problemas, segundo os donos
O SUV é comercializado nas versões Feel 1.0, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200. A primeira é equipada com o motor Firefly 1.0 aspirado de três cilindros de 75 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de cinco marchas.
As demais levam sob o capô o 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre combinado à transmissão automática CVT que simula sete marchas.
Todas as versões são equipadas de série com airbags frontais e laterais, luzes de rodagem diurna, direção elétrica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, painel digital de 7 polegadas, central multimídia de 10”, câmera de ré, rodas de liga leve de 16”, entre outros itens.
A configuração Shine adiciona ar-condicionado digital, bancos revestidos de material imitação de couro, faróis de neblina, limitador de velocidade, rodas de aro 16” com acabamento diamantado, sensor de estacionamento traseiro e revestimento de couro no volante.
Reprodução/Mobiauto
Citroën Basalt – Principais problemas, segundo os donos
Embora tenha menos de um ano de mercado, o Citroën Basalt já recebe queixas de parte dos proprietários. No site Reclame Aqui e nos fóruns na internet é possível encontrar relatos sobre portas desalinhadas e barulhos na suspensão. Porém, diversos donos do SUV reclamam de falhas no motor 1.0 turbo, que para de funcionar durante o uso do veículo.
“Comprei em 06/02/2025 um Citroën Basalt Shine 1.0 T200, adquiri através de PCD. Então, determinado dia 14/03/2025, o carro parou acendeu todas a luzes e começou a sair fumaça e parou em pleno trânsito, aí começou uma interminável Odisseia de negligência e omissão por parte da concessionária e da Citroën.
Esse foi primeiro problema, foi-me devolvido o carro sem maiores explicações (sic)”, descreveu no Reclame Aqui um consumidor de Campinas (SP), que ainda não teve o seu relato respondido pela Stellantis.
Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5, caso 6
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp