Chery tenta repetir teste de Land Rover, mas causa acidente em monumento

Teste de SUV híbrido chinês dá errado, danificando parte da estrutura de ponto turístico

Por
16.11.2025 às 08:00

A Escadaria Celestial, no Monte Tianmen, foi cenário de um vídeo viral em 2018. Foram nos 999 degraus que a Land Rover conseguiu o feito de subir com um Range Rover Sport. Inspirada pelo sucesso do vídeo, a Chery resolveu tentar repetir o desafio com o Fulwin X3L, SUV híbrido da marca. Só não imaginava que a tentativa chamaria atenção por um motivo bem diferente.

O plano era simples: mostrar ao vivo o carro encarando a inclinação que chega a 60 graus em alguns trechos. No começo, tudo parecia controlado, com o Fulwin X3L subindo os degraus sem dificuldades, até que um estalo forte interrompeu o trajeto. Logo em seguida, uma peça do veículo se soltou, o SUV perdeu tração e acabou descendo a escadaria deslizando de ré pelos degraus, batendo na cerca lateral, que foi derrubada.

Publicidade

Você também pode se interessar por: 

A cena foi registrada por diversos ângulos. Ninguém se feriu, mas o constrangimento do teste falho veio na sequência. O vídeo se espalhou pelas redes e o desafio acabou rotulado como um fracasso.

Reprodução

Reprodução

Diante da repercussão, a Chery divulgou uma nota explicando que o teste fazia parte de uma “prova extrema” realizada no dia 12 de novembro. Segundo a investigação preliminar, a corda de segurança se desprendeu durante a subida e acabou presa na roda direita do SUV, o que provocou a perda de potência. A empresa também garantiu que vai reparar todos os danos na estrutura do ponto turístico.

Sobre o Fulwin X3L

Divulgação/Chery

Divulgação/Chery

O acidente acabou tirando o foco de um modelo que tem potencial. O Fulwin X3L conta com um motor 1.5 turbo a gasolina de 154 cv, aliado a motores elétricos que entregam 422 cv de potência e 51,4 kgfm de torque. A autonomia elétrica é de até 215 km, podendo ultrapassar 1.000 km no uso combinado.

A proposta do modelo inclui tração 4x4 e dimensões de 4,54 metros de comprimento, 1,95 metro de largura e 1,81 metro de altura.

O SUV foi lançado oficialmente apenas na China e, até o momento, não deve dar as caras no mercado brasileiro.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade