Carros com as melhores e piores notas de segurança no Latin NCAP em 2022

Organização promoveu sete testes de colisão durante este ano, tendo os carros da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante

Renan Bandeira
Por
21.12.2022 às 19:00 • Atualizado em 29.05.2024

Depois de anos pensando em desempenho, consumo e preço baixo, o mercado nacional trilha um caminho avaliando agora a segurança dos veículos vendidos no Brasil. Para saber quais produtos são relevantes nesse quesito, o Latin NCAP promove testes de colisão avaliando batida frontal, traseira, lateral e tecnologias dos veículos.

Neste ano, os critérios de avaliação ficaram ainda mais rigorosos. Antes eram analisadas as proteções para adultos e crianças, com base nas colisões citadas acima. A partir de 2021, o órgão cobra que os modelos ainda garantam a boa integridade de pedestres e outros usuários vulneráveis em estradas e tecnologias de assistência à direção. Ou seja, conquistar cinco estrelas é uma tarefa mais difícil.

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Na temporada 2022 de testes, o Latin NCAP colocou sete carros vendidos no Brasil em seu laboratório. Os modelos da VW foram os principais destaques e superaram todos os rivais, enquanto a Fiat decepcionou com seu carro mais vendido no mercado nacional. Veja a lista:


1) Chevrolet Tracker (seis airbags)

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Nota: cinco estrelas

Somando a pontuação do Chevrolet Tracker, ele ficaria com a segunda posição. No entanto, um problema durante os testes chamou atenção, e deve ser levado em consideração. 

Depois da colisão lateral contra poste, constaram fogo no pré-tensionador do cinto de segurança do lado oposto ao da batida. A Chevrolet já realizou um recall sobre isso em abril deste ano. 

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2) VW Nivus (seis airbags)

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Nota: cinco estrelas

Assim como o irmão três-volumes Virtus, o VW Nivus se deu bem nos testes. Somando a pontuação percentual em sua avaliação, o SUV cupê fecha o pódio na terceira colocação. Sua nota mínima foi “adequada” e só por isso não bateu 100%.

3) Toyota Corolla (sete airbags)

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Nota: cinco estrelas

O Toyota Corolla manteve as boas notas nos testes do Latin NCAP mesmo com os novos critérios. Ele foi o único sedan médio testado neste ano, teve boas notas na proteção de crianças, mas pecou para adultos.

4) Kia Sportage (seis airbags)

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Nota: três estrelas

A nova geração do Kia Sportage chegou com tudo no mercado. Trata-se de um híbrido-leve, com visual controverso no exterior e uma boa proposta de equipamentos por dentro.

Na avaliação de colisão, o SUV sulcoreano teve desempenho mediano com três estrelas. Ele já conta com tecnologias e atende aos novos critérios, mas deixou a desejar na proteção para crianças.

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5) VW Polo (quatro airbags)

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Nota: três estrelas

O novo VW Polo já chegou ao nosso mercado, diferente do novo VW Virtus. Com quatro airbags, o hatch compacto também conquistou um resultado mediano, e teve praticamente um empate técnico com o Sportage.

Faltou caprichar um pouco mais na proteção para adultos para se aproximar de Nivus e Virtus. No caso, obviamente, os dois airbags a menos também fazem a diferença.

6) Fiat Strada (dois airbags)

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Nota: uma estrela

As duas configurações de cabine da Fiat Strada foram testadas pela entidade. Em ambos os casos, o veículo mais vendido do Brasil, conquistou apenas uma estrela.

Como o veículo não oferece frenagem de emergência como item de série ou opcional, já teve seu resultado final prejudicado. Além disso, a picape foi mal na avaliação para adultos, principalmente no impacto lateral contra poste, e também na proteção para crianças.

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Com a cabine simples, o resultado foi ainda pior. E a avaliação em relação à proteção de crianças, que ficou ainda mais baixa, foi crucial para o desempenho ruim. Além disso, vale ressaltar que a cabine simples tinha apenas dois airbags, dois a menos que a cabine dupla.

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7) Jac EJS1 (dois airbags)

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Nota: zero estrela

O último colocado foi o Jac EJS1, primeiro elétrico avaliado pelo Latin NCAP. O modelo é um dos elétricos mais baratos vendidos no Brasil, e não conseguiu bons resultados nas batidas. 

De acordo com o órgão responsável, o veículo não atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro. Além disso, não tem frenagem de emergência. Esses dois itens já eram o suficiente para rebaixar bastante a nota do veículo, mas ele também garantiu 0% de proteção para adultos e apenas 6% para crianças, e por isso ficou na última colocação.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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