Avaliação: Ram 1500 é picape brutamontes que te trata com gentileza
Ela pode ser enorme, potente e até intimidadora, mas, por R$ 470.000, vem recheada de mimos e conforto para tornar a vida mais suave a bordo
A Ram 1500 chegou para abrir um novo segmento no mercado brasileiro: o de picapes grandes que ainda se permitem serem conduzidas por quem tem CNH tipo B no Brasil, acima de modelos médios como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e cia.
Apesar dos pneus de uso misto enormes, do para-choque frontal com alças de reboque e da grade em preto fosco com um “bigode” que dá a ela um ar imponente, a pegada da 1500 Rebel vendida por aqui pode ser considerada uma picape mais “esportiva” e de status do que uma exímia exploradora off-road.
Por isso mesmo, a versão única comercializada em nosso mercado traz sob o capô o motor Hemi V8 de 5,7 litros que equipa o Dodge Challenger. A curiosidade é que esse propulsor é a gasolina, e não a diesel.
Claro que a 1500 é brutal nessa configuração: são 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Assim, ela é a picape mais potente comercializada no mercado brasileiro, superando a irmã maior 2500, que tem 365 cv, por 35 cv. Por outro lado, o torque fica quase na metade dos 110,7 kgfm gerados pelo Cummins 6.7 V6 turbodiesel da outra Ram oferecida no país.
Em tempos de combustíveis a preços tão salgados, ter uma picape dessas, “veoitona” e grandalhona, nada aerodinâmica, a gasolina, chega a ser quase o suprassumo da ostentação. Mas a 1500 justifica os R$ 470.000 cobrados tratando muito bem o condutor e todos os passageiros.
Confira os mimos e atributos dela em mais um vídeo do quadro Mobiauto Avalia:
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Ficha técnica – Ram 1500 Rebel Hemi V8 4x4 2022
Preço: R$ 469.990. Tampa de caçamba bipartida (opcional): R$ 20.000. Total: R$ 489.990
Motor: 5.7, dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, 32V, aspirado, gasolina, comando único de válvulas no bloco, injeção multiponto de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 400 cv a 5.600 rpm
Torque: 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Peso/potência: 6,5 kg/cv
Peso/torque: 46 kg/kgfm
Câmbio: automático , 7 marchas simuladas
Tração: 4x4 sob demanda com reduzida e bloqueio eletrônico do diferencial traseiro
0 a 100 km/h: 6,4 segundos
Velocidade máxima: 174 km/h (limitados eletronicamente)
Consumo (Inmetro): 5,3 km/l na cidade e 6,6 km/l na estrada
Consumo Mobiauto: 3,8 km/l em uso 100% urbano
Dimensões: comprimento, 5.929 mm; entre-eixos, 3.672 mm; largura, 2.084 mm; altura, 2.012 mm; caçamba, 1.406 litros; tanque de combustível, 98 litros; peso em ordem de marcha, 2.610 kg; capacidade de carga, 610 kg; capacidade de reboque, 5.062 kg.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensões duplo-A (dianteira) e eixo rígido com feixes de molas semielípticas (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 14,1 m; Cx não divulgado; vão livre do solo, 249 mm; ângulo de ataque, 25,1°, ângulo de transposição, 19,1°; ângulo de saída, 22,6°; pneus 275/65 R18.
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Ram 1500 Rebel Hemi V8 4x4 2022 – Itens de série
Visual: faróis full-LED com acendimento automático e comutação automática de farol alto e baixo; proteção funcional do para-choque dianteiro pintado em preto; estribos laterais elétricos e escamoteáveis; compartimento de carga Rambox nos para-lamas traseiros; lanternas traseiras de LED; rodas de liga leve aro 18” com pneus de uso misto de 32”.
Segurança: controle de velocidade adaptativo (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres; controles de estabilidade e tração com mitigação de rolagem da carroceria; seis airbags; assistente de partida em rampa; controle de descida; assistente de permanência em faixa; alerta de ponto cego; controle de oscilação de reboque; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Tecnologia: quadro de instrumentos parcialmente digital com tela de TFT configurável de 7”; central multimídia Uconnect com tela vertical de 12 polegadas com GPS, câmera 360°, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e pareamento duplo simultâneo; câmera de ré; carregamento de smartphone por indução; freio de estacionamento eletrônico; duas tomadas 115V; nove entradas USB; sensores de chuva e crepuscular; sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist); suspensões eleváveis em 2,5 cm.
Conforto e acabamento: chave com sensor presencial; partida do motor por botão; volante multifuncional aquecido; bancos dianteiros elétricos com 12 posições; bancos revestidos em couro; ar-condicionado digital de duas zonas; bancos aquecidos (incluindo segunda fileira); pedais com regulagem elétrica de distância; teto solar panorâmico.
Pacote Level II (Opcional de R$ 20.000): retrovisor interno digital; head-up dispaly (projeção de informações no para-brisa); sistema de áudio Harmann-Kardon de 900 Watts com 19 alto-falantes mais subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos; tampa traseira multifuncional bipartida; terceira Luz de freio em LED.
Imagens: Leonardo Felix/Mobiauto
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