VW usa Porsche Taycan de cobaia para testar carregador de carro sem fio

Projeto visa a criar um carregador de elétricos que funcione sem necessidade de cabo, sendo capaz de recarregar as baterias em apenas dez minutos

Camila Torres
Por
01.12.2021 às 16:27

A Volkswagen embarcou em um ambicioso projeto de criar um carregador para carros elétricos sem fio de alta potência, tão eficiente quanto uma estação de recarga rápida. Para isso, vem usando como cobaia ninguém mais ninguém menos que o Porsche Taycan. 

Depois do preço, o carregamento é uma das principais preocupações de quem avalia ter um carro elétrico. Afinal, trocar a comodidade de ter um posto em cada esquina pela incerteza dos carregadores de shopping ou supermercados ainda deixa muitos consumidores inseguros. 

Publicidade

Sabendo disso, muitas empresas têm se movimentado para criar a infraestrutura necessária para que o carregamento do carro 100% elétrico não seja mais visto como um problema.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A Volkswagen é uma delas. Juntamente com a Oak Ridge National Laboratory (ORNL), maior Departamento de Ciência de Energia dos EUA e laboratório de energia e da Universidade do Tennessee, Knoxville (UT). 

Desde que começou, o processo de pesquisa e desenvolvimento já teve muitos progressos. Os engenheiros começaram trabalhando com um carregador de 6,6 kW e já obtiveram êxito recentemente com um de 120 kW. 

Leia também: Possível 1º carro elétrico nacional mescla Tesla com Gurgel e Romi-Isetta

No entanto, a meta é muito mais ambiciosa, visando um carregador sem fio de 300 kW, capaz de recarregar 80% da bateria mais potente de um carro como o Porsche Taycan em em apenas dez minutos. Isso seria equivalente a uma estação de recarga rápida das mais modernas entre as existentes hoje.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A ORNL explica que um dos maiores desafios para o desenvolvimento de um carregador sem fio para carro é lidar com a perda de energia. Mas o obstáculo parece estar muito próximo de ser superado, já que a empresa afirma ter conseguido obter 98% de eficiência nos testes com um dos seus protótipos.

Leia também: Como a chegada do 5G vai transformar os carros no Brasil

Para isso, a empresa de tecnologia tem apostado em designs inovadores, que focalizam as ondas eletromagnéticas para eliminar a interferência, aumentando assim a eficiência:

“Nosso design único de bobina eletromagnética polifásica e eletrônica de potência fornecem altos níveis de transferência de energia em um sistema compacto, com o potencial de aliviar a ansiedade de alcance do veículo elétrico e acelerar a descarbonização do setor de transporte dos Estados Unidos”, explica a empresa. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Além de gerar novas ideias para carregadores sem fio, o projeto tem trabalhado em novos conceitos de reciclagem para materiais considerados não recicláveis e na criação de materiais funcionais avançados como peças compostas da carroceria e materiais à base de plantas para futuros designs de interiores.

Você também pode se interessar por:

Pela primeira vez, carro mais vendido na Europa é um elétrico
Carros voadores: o que já é realidade e o que não passa de sonho
Nove carros elétricos que queríamos muito ver no Brasil
10 Carros que foram pioneiros em tecnologia no Brasil 

A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade