VW ID.7 é um Passat elétrico para desbancar o Tesla Model S

Modelo deve perder camuflagem ainda no primeiro semestre, pode receber plataforma MEB atualizadas e entregar 700 km de autonomia com uma carga

Renan Bandeira
Por
04.01.2023 às 14:47 • Atualizado em 29.05.2024

Os sedans já tiveram seus tempos de glória no passado, perderam espaço para os SUVs, mas ainda devem ter vida longa nas linhas de montagem. Pelo menos é o que acredita a Volkswagen ao publicar as primeiras imagens do ID.7, seu primeiro sedan da família de elétricos.

A marca já lançou o hatch ID.3, os SUV ID.4, ID.5 e ID.6 e a minivan ID.Buzz. Todos eles são elétricos e construídos sobre a plataforma MEB, que é uma estrutura modular para veículos zero emissão. A base do ID.7 deve ser a MEB+, uma versão atualizada para os veículos terem baterias com maior alcance e mais velocidade no carregamento.

Publicidade

Anuncie seu carro na Mobiauto

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A referência ao Passat está justamente nas dimensões. Afinal, segundo o site Auto Express, o ID.7 terá 4,94 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,53 m de altura e 2,97 m de entre-eixos. As medidas são bem próximas às do Passat chinês, que esbanja seus 4,93 m de comprimento, embora tenha um entre-eixos 10 cm menor.

Ele é maior, inclusive, que o Arteon e pode ser considerado até um “Arteon elétrico” no mercado europeu. Vale ressaltar também que o sedanzão será maior que o Tesla Model 3 em todas as dimensões e terá números próximos aos do Modelo S e chega para ser o maior veículo da família ID.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

As linhas do veículo devem ser bem próximas às do ID.Aero, um carro conceito apresentado pela marca no ano passado. Os faróis devem ser do tipo Matrix LED, afilados e interligados por fita de LED, e ele ainda terá lanternas que cruzam todo o balanço traseiro e rodas grandes.

Leia também: Haval H6 GT será SUV cupê híbrido com torque de assustar Porsche Macan

Outra boa referência de carros do grupo Volkswagen está no balanço traseiro. O Passat elétrico terá queda estilo Audi A5 Sportback do teto para tampa do porta-malas, e não um terceiro volume acentuado como é comum nos sedans.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Se por fora ainda tem forte camuflagem, por dentro o painel apareceu sem cobertura. O ID.7 beberá da mesma fonte dos outros carros elétricos da marca, com volante de base achatada, comandos touchscreen e novo emblema da Volkswagen. O seletor do câmbio também fica posicionado ao lado direito da coluna de direção.

O painel de instrumentos é pequeno e horizontal, chamando pouca atenção assim como o restante do acabamento interno, que é todo minimalista. Apenas a central multimídia destoa, oferecendo um tela grande e sensível ao toque.

Os dados do conjunto motriz ainda não foram divulgados, nem mesmo informações da bateria. Sites estrangeiros dão palpite de que o “7” do nome do veículo, remete a bateria de 77 kWh, a maior na prateleira da Volkswagen atualmente. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Leia também: BYD terá a primeira fábrica brasileira de carros elétricos

Independente disso, a marca alemã aposta na aerodinâmica para ter um longo alcance, e estima bons 700 km de autonomia para o modelo.

Ele deverá ser vendido na Europa, China e América do Norte, em um primeiro momento. Resta saber se teremos o Passatão quando a Volkswagen trazer seus outros veículos elétricos para o Brasil.

Você também pode se interessar por:

Carros mais vendidos de 2022 por categoria: SUV, picape, hatch e sedan

Primeiro GWM nacional será picape híbrida flex mais forte que VW Amarok V6

O dia em que Pelé jogou um amistoso contra operários da Volkswagen

Posso rodar com o carro mesmo com o IPVA atrasado? 


Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade