Toyota Corolla Cross: como os japoneses farão um sedan virar SUV

Vídeo: saiba tudo sobre o SUV que chega ao Brasil em 2021 para brigar com o Jeep Compass. Ele terá plataforma e motores do Corolla, incluindo o propulsor híbrido flex

LF
Por
10.10.2020 às 10:00
Vídeo: saiba tudo sobre o SUV que chega ao Brasil em 2021 para brigar com o Jeep Compass. Ele terá plataforma e motores do Corolla, incluindo o propulsor híbrido flex

O Toyota Corolla vai virar SUV. Mas Calma que o sedan médio mais vendido no Brasil não vai morrer. Vai, sim, ganhar um irmão utilitário esportivo, criado na medida para peitar o Jeep Compass no segmento de SUVs compactos-médios, ou “low C”.

O Corolla Cross já é uma realidade na Tailândia, onde foi desenvolvido e já está sendo comercializado. Chega ao Brasil no segundo trimestre do ano que vem, com produção estimada para começar em março na fábrica de Sorocaba (SP). Deverá custar entre R$ 130 mil e R$ 180 mil.

Publicidade

Leia também: Hyundai HB20 tem nota rebaixada em segurança

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Para produzir o SUV, o complexo do interior paulista recebeu um investimento de R$ 1 bilhão, usado para implantar a plataforma modular global TNGA, a mesma que dá vida ao Corolla sedan. Aliás, com o irmão de três volumes o Corolla Cross compartilhará não apenas a matriz.

Usará, também, a mesma motorização: 2.0 flex de 177 cv, com variação entre injeção direta e indireta, e gerenciado por câmbio CVT com simulação de dez marchas e engrenagem para arrancadas, e 1.8 híbrido flex de 123 cv, aliado à caixa eCVT.

Leia também: Novos VW Tiguan e Jetta terão motor moderno que o Taos ignorou

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Na lista de equipamentos, deve contar com tudo que o Corolla sedan traz, incluindo quadro de instrumentos digital, controle de cruzeiro adaptativo e assistências autônomas para frenagem emergencial e mudança involuntária de faixa.

Porém, mecanicamente o Corolla Cross será um pouco menos refinado. Enquanto o três-volumes possui suspensão traseira tipo independente com braços duplos triangulares, o SUV receberá um braço tipo eixo de torção.

Leia também: SUV Jeep de 7 lugares terá motores 1.3 turbo e 2.0 diesel

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Seus 4.460 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.620 mm de altura o deixam ligeiramente maior do que o Jeep Compass, com quem o Corolla Cross concorrerá. O VW Taos será outro rival do Toyota.

A distância entre eixos de 2.640 mm vem herdada do Corolla hatch, vendido nos Estados Unidos, sendo 1 cm maior que a do Compass e 4 cm menor que a do Taos. No entanto, o Corolla Cross terá o porta-malas mais generoso entre todos eles, com 487 l, ante 410 l do Jeep e 455 l do VW.

Quer ver mais sobre como será o Corolla Cross e quais suas chances contra o Compass? É só conferir abaixo em mais um vídeo da seção O Que Vem Pra Pista:

Talvez você também se interesse por:

Quais os melhores carros para viajar? Sete modelos bons de estrada
Como economizar no seguro? 10 Formas de conseguir desconto
SUVs de até R$ 70 mil
Os melhores carros usados pelos R$ 10 mil de um iPhone 11 Pro Max

carro suv suv médio toyota corolla toyota corolla cross
Publicidade
Outras notícias
Publicidade