Toyota BZ3 é Corolla elétrico tamanho G com bateria de BYD e preço de Kwid
Modelo é fruto de parceria entre marca japonesa e a FAW e percorre até 616 km sem a necessidade de recarga
A Toyota não tem nenhum modelo elétrico no Brasil, apenas os híbridos Corolla, Corolla Cross, Yaris Cross e RAV4. Na China a história é outra e por lá a marca acaba de atualizar o BZ3, que é um sedan médio fruto de uma joint-venture entre a Toyota e a FAW Group, fabricante estatal chinesa.
Suas dimensões chamam atenção: são 4,72 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,48 m de altura e 2,88 m de entre-eixos. Todas as medidas são superiores às encontradas no Corolla vendido no Brasil com 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.
Você também pode se interessar por:
- Toyota Yaris Cross mal chegou e terá um importante rival em 2026
- Toyota Yaris Cross terá versões para PcD, taxistas e GR-Sport? Marca responde
- Toyota Yaris XRX 2026: detalhes do SUV híbrido em 25 fotos exclusivas
- Toyota Yaris Cross ganha versão com visual agressivo como topo de linha
Em seu visual, o BZ3 é minimalista, os faróis de LED são afilados e acompanhados por uma linha de DRL que segue toda a proximidade do capô. Na traseira, as lanternas de LED possuem o arranjo dividido em dois níveis, e o interessante é que a partir da luz superior há uma faixa que interliga a dupla luminosa.
Divulgação/FAW-Toyota
Na cabine, o sedan é equipado com uma central multimídia de 15,6 polegadas, painel de instrumentos 100% digital, iluminação ambiente e assistente por voz com Inteligência Artificial.
Ainda falando sobre tecnologia, o BZ3 é equipado com o sistema Momenta 5.0. A criação é composta por 32 sensores, dentre eles, um Lidar, radares de cinco ondas milimétricas, 12 radares ultrassônicos e 11 câmeras. As funções atuam com um chip de 544 tops de potência computacional.
Com toda essa tecnologia, o BZ3 é capaz de andar de forma autônoma na cidade e rodovias, além do sistema de estacionamento remoto.
Divulgação/FAW-Toyota
O modelo é vendido no país em duas configurações: Joy e Pro, tabeladas em 109.800 yuans e 129.800 yuans. Na conversão direta sem adição de impostos são R$ 84.782 e R$ 100.225 respectivamente.
Já na motorização ambas as opções são de tração dianteira. A configuração de entrada garante até 184 cv de potência, a bateria de 49,9 kWh é de lítio ferro fosfato e produzida pela BYD. Sua autonomia é de 517 km segundo o ciclo chinês CLTC.
Já na versão Pro são 245 cv de potência. A bateria é maior, 65,3 kWh (também desenvolvida pela BYD) e garante 616 km sem a necessidade de recarga. Vale ressaltar que o veículo pode ser carregado de 30% a 80% em cerca de 27 minutos em estações de recargas rápidas.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp