Toyota apresenta teaser de Corolla diferentão que antecipa futuro SUV
Nova assinatura e design totalmente repaginado: veja o que esperar dos próximos lançamentos da Toyota a partir do novo conceito do Corolla
Pensando em ampliar ainda mais a sua gama de esportivos utilitários, a Toyota se prepara para lançar um SUV cupê no mercado global. A informação foi antecipada pelo portal Auto Segredos e aumenta as expectativas para o Japan Mobility Show 2025, que acontecerá em Tóquio no final de outubro.
E o próximo utilitário esportivo da Toyota deverá seguir o padrão da montadora de construir novos modelos a partir da base de seu sucesso de vendas globais: o Corolla. Que teve seu conceito divulgado antes do Salão, e antecipa como serão os designs dos próximos lançamentos da Toyota.
Você também pode se interessar por:
- Fábrica destruída: Toyota importará motores
- Nova Toyota Hilux já revela interior e permanência de item alvo de recall
- Por que a Toyota não considera híbridos de Fiat e Peugeot, híbridos de verdade
- Toyota prepara nova investida contra BYD e GWM com SUV misterioso
Como é o conceito
Divulgação/Toyota
O conceito foi divulgado através do teaser “To You, Toyota”, que revela um Corolla totalmente diferente do que conhecemos e que se distancia bastante da atual 12ª geração do sedan. O modelo possui visual bastante futurísticos baseados em uma carroceria avantajada, marcada por pela imponência e grandes medidas.
As imagens do conceito revelam uma mesclagem de formas geométricas. Onde apesar das curvas côncavas contornarem o corpo do carro, os detalhes na carroceria e conjuntos luminosos são formados por linhas retas na horizontal.
E esse desenho de carroceria ampla lembra além do visual de um novo sedan, um novo direcionamento de design voltado para o segmento de utilitários esportivos com caimento superior de cupê.
Na dianteira, o conceito do Corolla possui a nova assinatura hammerhead da Toyota, já utilizada em outros modelos como Camry e RAV4, que lembram o desenho de um tubarão-martelo. O conjunto óptico de LED é formado por faróis minimalistas que formam um “7” que contornam um trajeto das extremidades do capô as extremidades do para-choque DRL interligado através de uma linha afilada composta por pequenos círculos agrupados na horizontal. E no capô, ainda há uma sutil entrada de ar localizada próxima ao para-brisa.
Na traseira, o conceito abriga um conjunto óptico de lanternas afiladas e interligadas, também com desenhos circulares que contornam todo o comprimento luminoso, com a presença de um aerofólio com caimento que lembra a traseira não apenas de um sedan, mas também de um SUV cupê. Com o para-choque formado por desenhos geométricos com aspecto de profundidade.
Pelos traços futurísticos e a entrada de combustível localizada no para-lama dianteiro abaixo dos retrovisores, o modelo apresentado provavelmente é equipado com conjunto totalmente elétrico.
As informações oficiais serão reveladas no primeiro dia do Japan Mobility Show 2025, que acontecerá no próximo dia 30 de outubro. Além do conceito do Corolla, a Toyota também deve apresentar novidades das submarcas GR, Lexus, Century e Daihatsu.
Como será o SUV cupê
Divulgação/Toyota
Segundo o portal Auto Segredos, o modelo será baseado na plataforma TNGA do Corolla, que deve manter os 2,70 metros de entre-eixos e 4,60 metros de comprimento, posicionando o novo modelo como mais um SUV médio da Toyota, visto que a montadora não tem planos de matar o Corolla Cross tão cedo.
Até o momento o projeto é apelidado de 913D e deve ser apresentado ao mercado em 2028. Pela data, as regras de emissões estarão mais rígidas e a tendência de eletrificação deve aumentar ainda mais, então podemos esperar por conjuntos motores híbridos. E as especulações são de que o novo SUV se posicionará acima do Corolla Cross e, por isso, deve contar com o conjunto motor híbrido plug-in do Prius norte-americano, equipado com propulsor 2.0 a gasolina PHEV de 223 cavalos de potência combinada e câmbio CVT.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp