Stellantis cria desmanche para peças com 50% de desconto e 1 ano de garantia
Circular Autopeças é o primeiro desmanche de uma montadora no Brasil
A Stellantis, que reúne Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, inaugurou seu primeiro centro de desmontagem veicular no Brasil. É a primeira fabricante a entrar no mercado de peças usadas no Brasil.
Esse mercado, segundo estimativa da Stellantis, movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano. No entanto, apenas 1,5% dos carros são reciclados, ou seja, tem as peças possíveis reaproveitadas pelo mercado.
Você também pode se interessar por:
- Novo SUV barato da Nissan terá item que queríamos no Kicks Play atual
- Kombi Motorhome: empresa brasileira transforma modelos a partir de R$ 37 mil
- Ram Dakota é irmã da Titano com plásticas e banho de loja no interior
- Ram 1500 2026 ressuscita motor Hemi V8 após protesto de clientes
De olho nessa fatia do mercado, a Stellantis lançou a Circular Autopeças, que tem o primeiro centro de desmontagem veicular de uma montadora na América do Sul. É importante ressaltar que não serão apenas veículos da Stellantis desmontados.
Divulgação/Stellantis
Na verdade, a Circular irá atuar no mercado como outros desmanches legalizados atuam. Portanto, a empresa poderá comprar veículos em leilões de seguradoras e outras origens legais para desmontar e reaproveitar as peças.
Veículos de testes da Stellantis e que antes eram apenas destruídos também serão destinados ao galpão. A partir daí, os veículos são testados para verificar quais partes ainda são utilizadas.
Após a descontaminação com a retirada de todos os fluídos, o veículo é desmontado e as peças que não podem ser aproveitadas, como freios, são separadas e destinadas à reciclagem com venda como sucata.
Em seguida, as peças que poderão ser vendidas são catalogadas e recebem notas de 0 a 9. Notas abaixo de 5 são descartadas como sucata, as demais limpas, fotografadas, anunciadas e estocadas.
Divulgação/Stellantis
Algumas peças de alto valor, como a caixa de câmbio, a depender da condição, podem ser enviadas a um parceiro para recondicionamento e futura revenda. Neste caso, essas peças podem ser vendidas pelas concessionárias ou pela Depaschoal. Peças remanufaturadas terão um ano de garantia.
A Stellantis não revelou preços, mas garantiu descontos de ao menos 50% em relação ao preço de uma peça nova. As peças vendidas como usadas terão três meses de garantia e preços variados de acordo com a condição.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp