Renault Kardian Evolution MT 2025: 30 fotos exclusivas do SUV rival do Tera

Kardian de entrada já conta com equipamentos, motorização e capacidades de variantes mais caras

Vinicius Moreira
Por
12.04.2025 às 01:56 • Atualizado em 30.06.2025

O Renault Kardian chegou em 2024 para formar o quarteto de versões do novo SUV da marca. Para a linha 2025, a única opção com câmbio manual manteve a boa lista de equipamentos, além do bom casamento entre motor turbo e transmissão de seis marchas.

Publicidade

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

O Renault Kardian não leva vantagem apenas por ter o motor com mais torque na categoria, mas sim por ter faróis e lanternas de LED. O para-choque em preto fosco entrega que estamos falando de uma versão mais básica, mas se você espera os faróis de neblina saiba que só vai encontrar na versão de topo Premiére Edition.

Você também pode se interessar:

Por outro lado, as maçanetas e capa do retrovisor não são em preto fosco, o que geralmente acontece nas versões mais baratas. O espelho auxiliar é revestido em preto brilhante e as alças de abertura são da cor da carroceira.

Outros detalhes entregam a Evolutuion MT, como a calota, que parece roda de liga leve, mas não é. Os racks de teto em preto, os quais são funcionais de série.

Na grade inferior não há o radar para alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência, assistentes oferecidos somente a partir da versão Techno. Apesar disso, o Kardian manual traz câmera traseira para auxiliar o motorista. Ela está bem no centro do logo atualizado da marca francesa na tampa traseira.

Para acessar o porta-malas de 358 litros a abertura é manual, assim como o fechamento. O compartimento ainda possui luz do lado esquerdo e ganchos de fixação. O step fica abaixo do tampão.

As lanternas formam um C e tem um leve sobressalto da carroceria. Por falar nisso, o Kardian manual possui 4,12 metros de comprimento, 1,75 de largura, 1,60 de altura e 2,60 m de entre-eixos.

Já que estamos no interior, o banco traseiro possui um revestimento de tecido, com um boa trama e presença de espuma. O mesmo pode-se ver na primeira fileira, com o acréscimo de apoios laterais.

Quando vamos para o painel, a presença de plástico rígido toma conta do revestimento, afinal, estamos em uma versão de entrada. Mas no acabamento ainda é possível encontrar tecido no forro das portas e preto brilhante em peça no meio do painel de uma ponta a outra.

No quadro digital de 7 polegadas é possível ver as informações do painel de instrumentos. Logo ao lado, a central multimídia de 8 polegadas, com pareamento de Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

O volante é multifuncional, mas com comandos somente para o computador de bordo. Caso queira mexer na central de entretenimento, o já conhecido comando satélite dos modelos da Renault está do lado direito atrás do volante.

São poucos os comandos físicos, como para ligar e desligar o Start/Stop ou o modo ECO logo acima do ar-condicionado. Esse por sinal com ajuste digital, algo raro para um modelo de entrada.

O Kardian Evolution manual traz um câmbio produzido em Portugal pela Horse, empresa subsidiária da Renault que também produz, mas no Brasil, o motor 1.0 TCe, uma usina turbinada de três cilindros que oferta até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque.

Responsável por estrear a plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP),o Kardian tem uma base que permite a combinação de um sistema híbrido, algo que deve acontecer com as versões mais caras no futuro.

O preço de lançamento do Kardian foi de R$ 106.990. No entanto, na linha 2025, o SUV compacto já custa R$ 110.990.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade