Renault Kardian Evolution manual 2025: o que saber antes de comprar

Versão de entrada do Kardian tem lista de equipamentos que surpreende e casamento robusto do motor turbo com câmbio manual

Vinicius Moreira
Por
11.04.2025 às 16:43 • Atualizado em 25.04.2025

O Renault Kardian foi o pontapé da marca francesa para uma mudança de posicionamento no mercado brasileiro. Depois de lançar três versões com motor turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem, a montadora trouxe o Kardian Evolution manual.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

A variante de entrada já tinha sido testada pela Mobiauto no lançamento do Kardian MT. Agora, foi a vez de rodar com o SUV compacto por mais tempo, inclusive para ver seu consumo e desempenho tanto na estrada como na cidade. O resultado você confere abaixo.

Você também pode se interessar:

Renault Kardian Evolution manual 2025 – Características

  • Motor: 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque.
  • Câmbio: manual de seis marchas.
  • Dimensões: comprimento, 4.119 mm; entre-eixos, 2.604 mm; largura, 1.747 mm; altura, 1.596 mm; capacidade caçamba, 358 litros (VDA); capacidade de carga, não divulgada; tanque de combustível, 50 litros; peso em ordem de marcha: 1.186 kg
  • Revisões até 60.000 km: R$ 5.666,63
  • Recall: Em julho de 2024, a Renault anunciou um recall por conta de falha na produção dos parafusos das rodas traseira.
  • “Podem apresentar uma fixação insuficiente, em razão de uma possível deterioração da rosca dos tambores do freio traseiro”. O chamado envolve carros produzidos entre 15 de março a 3 de maio de 2024, com chassi não sequencial, com numeração de J001446 a J007306.

Renault Kardian Evolution manual 2025 – Pontos positivos

Desempenho

À espera do VW Tera manual, o Kardian manual ainda viu o Pulse perder a versão Drive com câmbio de cinco marchas. Mesmo assim, para o SUV da Renault não tem tempo ruim, tanto na estrada como na cidade.

O motor turbo aliado ao câmbio de seis marchas oferece um casamento que não deixa faltar força nas subidas, retomadas e acelerações. E nem precisa esticar tanto as marchas, e elevar o consumo, para ter os 22,4 kgfm de torque, afinal eles são entregues em apenas 2.000 rpm.

Consumo

O equilíbrio entre desempenho x eficiência é uma conta difícil de fechar. Porém, o Kardian tem uma medida acertada para esse cálculo. O Inmetro aponta de 8,6 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina.

Não são números tão diferentes da média dos SUVs compactos turbos. O que chamou atenção em nosso teste de consumo do Kardian manual foi o desempenho na estrada. Chegamos aos 12 km/l na cidade e 17,9 km/l na estrada, sempre na gasolina e com o ar-condicionado ligado.

No ciclo urbano, outro ponto que chama a atenção é que rodamos mais de 100 km, mesclando trechos com trânsito lento e mais fluído, condições reais mesmo. Em um tanque de 50 litros, isso resulta em 600 km de autonomia.

Conforto e dinâmica

Apesar de ser a mais básica das versões do Kardian, a Evolution MT oferece uma dirigibilidade elogiável. A direção elétrica não é “mole” demais e responde bem aos comandos, assim como os bancos possuem uma boa densidade e conforto nas laterais.

A calibração de suspensão é uma pouco mais dura que o rival Fiat Pulse, mas absorve com certa tranquilidade as imperfeições, com pouca transferência para quem está na cabine. Já que estamos falando de uma versão manual, os engates não são tão curtos como nos modelos da Volkswagen, mas são mais precisos que o próprio Pulse, por exemplo.

Itens de série

Mesmo motor das demais versões, painel de instrumentos digital, rack de teto funcional, ar-condicionado digital e central multimídia com Apple Carplay e Android Auto sem fio. Vale conferir mais no final dessa reportagem, mas esses são alguns dos itens presentes já no Kardian manual, sem falar nos seis airbags.

Sem medo do câmbio

É só ouvir câmbio automatizado que o brasileiro já levanta a sobrancelha. No caso do Kardian, já até relatamos problemas desse tipo, mesmo a caixa de transmissão sendo uma de dupla embreagem (não mono embreagem como os antigos) e banhada a óleo.

Nesse caso, o câmbio manual de seis marchas não traz esse fantasma. Muito pelo contrário. Aqui, o Kardian tem uma vantagem que é a sexta marcha. É na estrada que essa troca a mais faz diferença. Surgiu uma oportunidade de ultrapassar, reduziu da sexta para quinta, o torque entregue em baixa rotação responde rápido e a velocidade sobe com os 125 cv. Pronto, não foi preciso jogar para quarta e ver o giro e o som do motor subir substancialmente. O consumo agradece.

Renault Kardian Evolution manual 2025 – Pontos negativos

Central Multimídia e Painel de instrumentos

São 7 polegadas para visualizar tudo no painel digital. São muitas informações para o quadro pequeno, com um baixo aproveitamento de espaço. A disposição na tela também não é das melhores.

Já a central multimídia de 8 polegadas tem como único destaque o pareamento sem fio. A luminosidade é baixa, mesmo à noite, e os acionamento não são responsivos. Exemplo disso, é algo que costuma ser feito ao utilizar o GPS. Caso queira ver o trajeto, além do que está no quadro, não basta arrastar a tela, é preciso usar as setas no canto direito e ir passando a cada toque. Nada prático.

Volante multifuncional

A Renault mudou seu posicionamento e logo com o Kardian, mas o comando satélite atrás do volante permaneceu. Os comandos para central multimídia poderia ter sido incluídos no projeto do SUV. Em vez disso, o motorista tem ao seu dispor apenas o que movimentar no painel de instrumentos pelo volante. É preciso tirar a mão direita da direção e acionar os comandos.

Iluminação

Apesar dos faróis de LED desde a versão Evolution que testamos, a projeção de iluminação do Kardian não está entre seus pontos fortes. Não é imprecisa como nos faróis halógenos, mas poderia ter um facho melhor.

Renault Kardian Evolution manual 2025 – Opinião do especialista

Depois de avaliar os pontos fortes e fracos do Renault Kardian Manual podemos dizer que a escolha pelo SUV é acertada. O conjunto mecânico é robusto e competitivo frente aos modelos do mercado, com o maior torque da categoria. Os equipamentos de série surpreendem até mesmo na versão de entrada.

Agora, caso esteja entre as prioridades capacidades tecnológicas, não espere mais do que pareamento sem fio e um painel digital. Tirando essa barreira, o Kardian manual mostra que a marca francesa quer mesmo mudar seu patamar.

Renault Kardian Evolution manual 2025 – ficha técnica

  • Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável
  • Taxa de compressão: 11,0:1
  • Potência: 120/125 cv (G/E) a 5.000 rpm
  • Torque: 20,4/22,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm/2.250 rpm
  • Peso/potência: 9,52 kg/cv
  • Peso/torque: 53,1/kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • 0 a 100 km/h: 11,4 s na gasolina e 11 s no etanol
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Consumo Inmetro: 12,3 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada (gasolina)/ 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada (etanol)
  • Dimensões e capacidades: comprimento, 4.119 mm; entre-eixos, 2.604 mm; largura, 1.747 mm; altura, 1.596 mm; capacidade caçamba, 358 litros (VDA); capacidade de carga, não divulgada; tanque de combustível, 50 litros; peso em ordem de marcha: 1.186 kg
  • Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira) com barra estabilizadora, freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 209 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20°, ângulo de saída 36°, pneus 205/60 R16

Renault Kardian Evolution Manual 2025 – itens de série

  • 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
  • Assistente de partida (HSA)
  • Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Cluster digital 7”
  • Mudança de marchas
  • Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
  • Ar-condicionado digital com função automática
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico
  • Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
  • Barras de teto funcionais e modulares em preto
  • Roda flexwheel biton 16”
  • Aerofólio traseiro
  • Iniciar e Parar
  • Modo ECO com EcoScoring
  • Volante com ajustes de altura e profundidade
  • Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
  • Vidros elétricos para passageiros

Renault Kardian 2025 – preços e versões

  • Renault Kardian Evoution MT – R$ 110.590
  • Renault Kardian Evolution – R$ 121.990
  • Renault Kardian Techno – R$ 134.190
  • Renault Kardian Premiere Edition – R$ 143.490

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade