Precisa amaciar motor de carro elétrico? o que diz o manual dos mais vendidos
Motores a combustão precisam ser amaciados para não comprometer a vida útil, mas e quando o propulsor é movido à energia elétrica?
Quando se fala em “amaciar” o motor de um carro parece uma expressão já ultrapassada, certo? Então, não é bem assim que funciona, e pouca gente sabe que o manual do proprietário descreve a importância do período de “amaciamento” de um carro 0 km.
Nos modelos a combustão isso não é novidade, já que essa recomendação serve para aumentar a vida útil do motor e acomodar as peças. Mas e no caso dos carros elétricos?
Você também pode se interessar por:
- Qual o valor do IPVA dos carros elétricos mais vendidos do Brasil?
- Chevrolet Spark x BYD Dolphin x GWM Ora 03: compare os compactos elétricos
- BYD Dolphin Mini tira nota máxima em teste de segurança
- BYD lança programa de vendas de usados
Pois bem, consultamos o manual do proprietário dos 10 carros elétricos mais vendidos atualmente no Brasil. E até mesmo para os motores elétricos é necessário um período de adaptação. É como iniciar uma corrida só no trote para depois acelerar, pois pular esse processo pode resultar em lesão, com o motor elétrico não é diferente.
BYD Dolphin Mini/Seal/Yuan Pro/ Dolphin
Divulgação/BYD
A BYD, por exemplo, tem o mesmo tipo de recomendação nos seus manuais para seus carros elétricos, mesmo com diferentes tipos de acerto do motor elétrico. A marca chinesa recomenda que o período se “amaciamento do motor” seja feito nos primeiros 2.000 km rodados e que o motorista rode com o hatch no modo de condução Eco. Além disso, durante essa adaptação, evite:
- Pisar no acelerador a fundo quando ligar e dirigir o veículo
- Não dirija em uma única velocidade, seja ela alta ou baixa, por um longo período
GWM Ora 03
Reprodução/Mobiauto
No manual do proprietário do GWM Oral 03 não consta nenhuma recomendação específica para o motor. No entanto, a marca diz que os primeiros 500 km são importantes para o “amaciamento” dos pneus e pastilhas de freios.
Vale lembrar que, tanto na versão Skin quanto na GT, o hatch elétrico é equipado com motor elétrico dianteiro de 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, o que muda é a bateria de 48 kWh e 58 kWh, respectivamente.
Renault Kwid E-Tech
Divulgação/Renault
Da mesma forma que o Ora 03, o Renault Kwid E-Tech não tem orientações específicas para o motor elétrico de 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque.
No entanto, as orientações para o “amaciamento” de pneus estão previstas para no mínimo 300 km. Já para os freios, a quilometragem pedida é após os 200 km.
Chevrolet Spark EUV
A média dos 500 km parece ser uma média entre as fabricantes. O mais novo da lista, Chevrolet Spark EUV também necessita da mesma quilometragem que o Ora 03 para ter seu motor de 101 cv e 18,4 kgfm de torque “amaciado”.
Geely EX5
Reprodução/Mobiauto
Por último, o Geely EX5 não tem como recomendação diretamente os 500 km como mínimo para amaciar o motor. O manual, no entanto, usa a quilometragem como referência para adaptação dos freios, além das recomendações de:
- Evitar pressionar o pedal do acelerador até o fim
- Optar por circular em uma estrada plana
- Evitar dirigir em estradas de terra
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp