Picapes elétricas invadem mercado com muito estilo e força de caminhão

Carros elétricos estão ganhando mais espaço no mercado, e marcas já começam a expandir catálogo com outras carrocerias. Conheça as picapes zero emissão

Renan Bandeira
Por
19.01.2022 às 12:11

Os carros elétricos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo. Tanto que as fabricantes não parecem satisfeitas na produção apenas de modelos de passeio, e começaram a se movimentar para construir picapes com trens de força 100% elétricos.

A Tesla deu uma sacudida no setor ao apresentar o protótipo final da Cybertruck, em 2019. Mas os constantes adiamentos para início da produção em série da picape elétrica reduziram a euforia pelo produto, que está ficando para trás na corrida com as rivais.

Publicidade

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Modelos como Rivian R1T, GMC Hummer EV, Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV prometem uma boa disputa, e até a Ram - divisão de picapes da Stellantis - quer entrar nessa briga. Conheça os modelos: 

Tesla Cybertruck

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A mais conhecida, claro, é a Tesla Cybertruck. Com visual bastante controverso e carregado de vincos, a picape elétrica está envolvida em uma série de polêmicas devido ao seu atraso para, de fato, entrar em produção.

A picape foi apresentada em versões com um, dois ou três motores elétricos, que a fazem acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos. Além disso, na configuração mais completa, promete entregar 811 cv e 138,2 kgfm e 800 km de autonomia.

A especificação de torque é elevada e superior ao de caminhões semi-pesados, como o Mercedes-Benz Atego 2426, por exemplo, que tem 98 kgfm.

Leia também: Por que carros elétricos e híbridos são isentos do rodízio em SP

Rivian R1T

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A Rivian R1T queria ser a principal pedra no sapato da Tesla Cybertruck. Mas saiu do papel bem antes de sua rival com visual MadMax, e tem até versão SUV, chamada R1S.

Sem vincos, com visual mais arredondado e menos futurista, ela pode ser encontrada em três versões: Launch Edition, Adventure Package e Explore Package. Sua configuração mais potente rende 846 cv e 125,5 kgfm e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos.

Chevrolet Silverado EV 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Apresentada no CES 2022 (Consumer Electronic Show, que é uma espécie de feira de tecnologia), a Chevrolet Silverado é outra picape que entra na briga entre as elétricas. Ela será vendida em duas versões RST First Edition (mais completa) e WT (para frotas).

Na versão mais potente, a picape entregará 673 cv e 107,8 kgfm. Um ponto curioso é que a Silverado EV tem suspensão a ar adaptativa, e pode ter a carroceria rebaixada ou erguida em até 5 cm.

Leia também: Os carros elétricos e híbridos mais vendidos no Brasil em 2021

Ford F-150 Lightning

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Nem as lendárias picapes da série F da Ford escaparam da ciranda dos veículos elétricos. A nova F-150, vendida nos Estados Unidos, terá uma versão 100% elétrica chamada Lightning.

Ela tem motores que rendem até 570 cv e 107,1 kgfm. Além disso, pode funcionar como uma espécie de gerador de energia, iluminando uma casa por até três dias, em caso de queda de energia. A bateria promete uma autonomia de 500 km com uma carga.

GMC Hummer EV 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'
v

A picape Hummer EV marca o retorno em grande estilo da marca ao mercado automotivo. E ela não está para brincadeira: o veículo promete entregar impressionantes 1.000 cv e 165,9 kgfm.

Assim como as outras opções desta lista, ela traz um diferencial. Com um sistema de direção nas rodas dianteiras e traseiras, a picape consegue escapar com facilidade de lugares apertados e ainda pode andar no estilo "caranguejo".

Leia também: Dez picapes que querem embrutecer as ruas brasileiras em 2022

EdisonFuture EF1-T

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Olhando o visual, parece uma cópia da Tesla Cybertruck - só que mais agradável aos olhos. A EF1-T, da EdisonFuture, é a menos conhecida da lista, mas não fica para trás, já que seus motores rendem 700 cv na configuração mais potente - os dados de torque não foram detalhados.

Além disso, ela tem o diferencial de ter placas solares no teto, que podem recarregar a bateria em até 60 km por dia. O sistema é um auxílio interessante para o armazenamento de carga, que tem uma boa autonomia, de 764 km, sem precisar recarregar.  

Ram 1500 EV

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

No Brasil, as Ram 1500 e 2500 são conhecidas pelo tamanho e os motores potentes. Mas, além das brutas com motores a gasolina e diesel, a marca pretende ter agora uma opção entre as elétricas.

Após a apresentação das picapes citadas acima, a Stellantis confirmou que a versão zero emissão da Ram 1500 deve chegar em 2024.

Ainda não há informações sobre o veículo, mas é esperado que a picape seja lançada com especificações parecidas com as das rivais, com autonomia em torno de 800 km, potência entre 600 e 1.000 cv e torque na faixa dos 100 kgfm.

Você também pode se interessar por:

Por que carros elétricos e híbridos são isentos do rodízio em SP
Nova Ford Ranger: como e quando a “mini F-150” vem para peitar a Hilux
Elon Musk autoriza comprar produtos da Tesla pagando com este meme
Projeto quer ressuscitar Gurgel Itaipu E-400, o primeiro elétrico nacional


Publicidade
Outras notícias
Publicidade