Picape chinesa que servirá de base à nova Amarok é lançada na Argentina
Maxus T90 chega ao país vizinho em versões turbodiesel e elétrica
A Maxus, submarca de veículos comerciais da fabricante chinesa SAIC, acaba de estrear na Argentina por meio de um importador local com o SUV D90 e as picapes T60, que tem proposta mais voltada a frotistas, e T90, disponível em versões a combustão e elétrica.
No caso da Maxus T90, a picape é cotada para servir de base para a próxima geração da Volkswagen Amarok na América do Sul, uma vez que a SAIC é parceira de longa data da fabricante alemã na China. Batizada de Projeto Patagônia, a futura picape média deverá ser produzida na fábrica da Volkswagen em General Pacheco, na Argentina, a partir de 2026.
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Recentemente, um dirigente do SMATA, o sindicato dos metalúrgicos da Argentina, confirmou à uma rádio local que esteve na sede da Volkswagen, na Alemanha, para conhecer o projeto da picape que substituirá a Amarok exclusivamente na América do Sul.
De acordo com o sindicalista, a nova picape terá motorização híbrida, descartando de vez a possibilidade de a Volkswagen comercializar na região a nova geração da Amarok, fabricada na África do Sul a partir do chassi da Ford Ranger.
A Maxus T90 tem porte parecido com o da Amarok: 5,37 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,81 m de altura e 3,15 m de entre-eixos.
A configuração movida a combustão é equipada com um motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros de 218 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. O câmbio automático de oito marchas fornecido é o mesmo da Amarok, mas há também a opção de caixa manual de seis velocidades. A picape conta com tração 4x4 temporária com reduzida.
A Maxus T90 EV é dotada de um motor elétrico de 174 cv e 31 kgfm, alimentado por baterias de 88,5 kWh, que fornecem autonomia de 330 km em ciclo combinado ou 471 km na cidade. A tração é apenas traseira.
As versões turbodiesel têm capacidade de carga de 790 kg (automática) e 965 kg (manual). A elétrica é capaz de levar uma tonelada.
A picape é equipada de série com seta airbags, controles de estabilidade e tração, central multimídia de 10,25 polegadas, painel digital de 10”, câmera 360º, freio de estacionamento eletrônico, faróis e lanternas em LED, banco do motorista com aquecimento, rodas de 18”, entre outros.
Os preços no mercado argentino partem de US$ 43 mil (R$ 250.300 em conversão direta na cotação atual), na versão turbodiesel manual, e chegam a salgados US$ 72 mil (R$ 419 mil) na elétrica. A turbodiesel automática não teve o preço divulgado..
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