Novo VW T-Cross é flagrado e pode antecipar visual da Tukan

Modelo foi visto com pouca camuflagem e dá spoiler do que teremos na picape intermediária

Por
11.03.2026 às 12:24

O Volkswagen T-Cross foi flagrado rodando em testes no mercado indiano. O modelo registrado estava com uma camuflagem mínima em sua frente, já antecipando como será a nova cara do SUV. E isso deve dar spoiler também sobre como será o design da Tukan, nova picape intermediária da VW para o Brasil.

Para entender o motivo, vale lembrar que a Volkswagen está atualizando os produtos para que todos cheguem ao family face atual, ou seja, para que todos tenham visual dentro da nova filosofia de design da VW.

Publicidade

[componente-buscar-veiculos]

Você também pode se interessar por:

Além disso, a picape intermediária será fabricada no complexo de São José dos Pinhais (PR), e dividirá a linha de produção com o VW T-Cross. Com isso, podemos esperar que SUV e picape tenham visuais parecidos por causa do compartilhamento comum de peças nesse tipo de produção.

O novo visual do T-Cross flagrado na Índia aparecerá em nosso mercado apenas em 2028, como Mobiauto já antecipou. Como a Tukan chega antes, em janeiro do próximo ano, como também revelado por nossa equipe de reportagem, ela já deve ter a aplicação das linhas visuais da unidade fotografada do outro lado do mundo.

Na unidade indiana em testes é possível identificar que a entrada de ar dianteira está maior em relação ao que vemos no SUV atualmente. É uma característica que a VW, no Brasil, aplica em Tera e Taos novos. Ainda é possível notar faróis afilados e interligados por uma faixa de LED, e até o logotipo da marca que fica iluminado.

Nos elementos encontrados na traseira da unidade em testes, é possível ver lanternas interligadas, como já temos no Brasil. Aliás, a porção traseira é a que menos apresentou alterações nos protótipos vistos. Embora porta-malas e a traseira de um SUV não estejam associados ao projeto de uma picape, podemos esperar que a Tukan tenha um elemento ligando as lanternas também.

O que mais sabemos sobre a VW Tukan?

Primeiramente é importante lembrar que a picape terá porte intermediário e será um produto com base de monobloco. Ela usará plataforma MBQA0, que é destinada a modelos compactos, e já encontrada no Brasil em produtos como T-Cross, Virtus, Polo, Tera e Nivus.

Agora falando mais sobre o modelo, o novo utilitário será comercializado em três versões, ao que tudo indica. A primeira terá o foco destinado ao trabalho, com cabine simples e será equipada com o motor 1.6 aspirado encontrado na VW Saveiro, e que garante 116 cv de potência e 16,1 kgfm de torque.

As outras duas configurações serão de cabine dupla, e ao menos uma delas será híbrida. Isso por que a VW confirmou que a Tukan será o seu primeiro modelo eletrificado fabricado no Brasil.

Dessa forma, resta saber se o utilitário utilizará o motor 200 TSI de 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com algum tipo de sistema leve ou se haverá a estreia do 1.5 TSI Evo2. O propulsor é uma evolução do 1.4 250 TSI utilizado no Brasil pelo próprio T-Cross em suas versões mais caras, na opção Exclusive do Virtus, GTS do Nivus e no VW Taos. Mesmo se tratando de um aprimoramento, os números de potência e torque não mudam, ou seja, 150 cv e 25,5 kgfm.

Ainda falando sobre a parte mecânica da VW Tukan, a picape será equipada com eixo de torção e feixe de mola em sua suspensão traseira. O sistema garante maior capacidade para carregar peso e é usado geralmente em veículos maiores, como picapes médias a diesel.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

- Jornalista Automotivo

Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade