Novo VW Jetta repete T-Cross e gabarita teste de segurança no Latin NCAP
Sedan médio é mais um esportivo que chegará ao Brasil, assim como o Nivus GTS e VW Golf GTI
Esperado para chegar ao Brasil nos próximos meses, o novo VW Jetta reestilizado (o teste utilizou também unidades pré-reestilização) passou por teste do Latin NCAP, entidade de segurança que avalia os carros produzidos na América Latina e Caribe. O sedan foi avaliado em uma versão mais básica que não é oferecida no Brasil, onde o modelo é vendido apenas na configuração esportiva Jetta GLI, mas mesmo assim o Jetta gabaritou o teste com cinco estrelas.
Produzido no México, o VW Jetta avaliado contava com seus seis airbags e controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de pacote ADAS. Com esse pacote de segurança, o sedan conquistou nada menos do que proteção de 86,87% para adultos, 89,75% para ocupantes infantis, além de proteção de 72,60% para pedestres. A nota para equipamentos de assistência à segurança foi alta também: 91,06%.
A parte curiosa é que a entidade utilizou tanto unidades do Jetta reestilizado esperado para chegar no Brasil em breve, quanto unidades com o novo visual. No teste de impacto frontal, lateral e de poste, o Latin NCAP usou o Jetta com o desenho atual (do mesmo vendido por aqui), enquanto no teste de segurança para pedestres foi utilizado um Jetta 2026 com visual atualizado.
Como o Jetta se saiu no teste do Latin NCAP
No entanto, como ambos utilizam a plataforma MQB como base, a estrutura do modelo atual e o reestilizado não muda. Falando em estrutura, o sedan no geral apresentou um bom desempenho na avaliação do impacto frontal, contando com uma estrutura estável e uma proteção quase completa para crianças. A proteção foi considerada boa para a cabeça e joelho do motorista no impacto frontal, sendo adequada para a região do tórax do motorista e boa para o passageiro.
A proteção para a cabeça, abdômen, tórax e pélvis foi classificada como boa pela entidade, apesar da porta dianteira ter aberto durante o teste de impacto lateral. No teste de impacto lateral no poste cabeça e pélvis a proteção foi boa. De contrapartida, a proteção para o tórax foi mal avaliada e considerada marginal, enquanto para o abdômen foi avaliada como adequada.
Vale lembrar também que o Jetta foi avaliado pela última vez em 2019, mas foi colocado à prova agora para ser testado diante dos protocolos atuais que inclui teste de efeito chicote, proteção para pedestres, avaliação de controle eletrônico de estabilidade, detecção de ponto cego, frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis nas vias, entre outros.
Por fim, o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) teve um bom resultado durantes os testes, segundo o Latin NCAP, enquanto a proteção a “proteção passiva para pedestres e usuários vulneráveis das vias deve ser aperfeiçoada”. Importante que a classificação final do Jetta reestilizado envolve unidades com número de chassi a partir de 3VWSP6BU8SM000591.
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Texto em atualização
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