Novo Duster e Jeep Avenger decepcionam em teste de segurança

SUVs, que serão lançados no Brasil a partir de 2025, tiraram a mesma nota em testes de colisão na Europa

DR
Por
12.09.2024 às 15:25 • Atualizado em 30.06.2025
SUVs, que serão lançados no Brasil a partir de 2025, tiraram a mesma nota em testes de colisão na Europa

A Euro NCAP divulgou os últimos resultados dos testes de impacto de alguns carros vendidos no mercado europeu. De acordo com a entidade que avalia a segurança dos veículos comercializados no Velho Continente, a nova geração do Dacia Duster e o Jeep Avenger foram classificados com a nota de três estrelas de cinco possíveis.

 Você pode se interessar por: 

Publicidade

O resultado foi considerado como “medíocre”, uma vez que a maioria dos novos modelos lançados na Europa atinge a nota máxima - como o novo Ford Explorer, para citar um exemplo recente.

Novo Duster

 

No caso do novo Dacia Duster, o SUV atingiu 70% de eficácia para Proteção de Ocupantes Adultos, 84% para Proteção de Ocupantes Infantis, 60% para Usuários Vulneráveis ​​da Estrada e 57% para Assistência de Segurança.

O modelo possui tecnologias de segurança como sistemas ADAS, com assistências de frenagem, permanência em faixa, além de limitadores de velocidade inteligentes e detecção de fadiga do motorista. Apesar disso, segundo o EUuro NCAP, o SUV possui uma "ambição limitada" no quesito segurança.

Embora seja vendido no Brasil como produto da Renault, o Duster é comercializado no mercado europeu pela Dacia, marca romena que pertence à fabricante francesa em parceria com a Nissan. O SUV, lançado recentemente na Europa, já foi flagrado em testes no Brasil – indicativo de que deverá estrear por aqui em breve.

Jeep Avenger

 

Quanto ao Jeep Avenger, o SUV compacto, que chegou a ser eleito o Carro Europeu do Ano de 2023, as notas nos testes foram de 79% em Ocupante Adulto, 70% em Ocupante Infantil, 59% em Usuários Vulneráveis ​​da Estrada e 53% em Assistência de Segurança.

O Avenger conta itens de segurança como: seis airbags, controle de cruzeiro, aviso de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, detecção de motorista sonolento. Porém, isso não parece ter sido o suficiente para o Euro NCAP. Isso porque, segundo a entidade, o SUV apresentou “proteção torácica ruim para uma criança de 10 anos no teste de impacto lateral e não está equipado com um sistema de detecção de presença de criança, já padrão em carros de concorrentes”.

 

Além disso, o sinal de alerta de colisão frontal do SUV foi classificado como “não eficaz”. O carro ainda não se saiu bem em testes de prevenção de colisão contra pedestres, ciclistas e motociclistas.

Por fim, Dr. Michiel van Ratingen, Secretário Geral do Euro NCAP, afirmou que o Avenger “demonstra falta de ambição quanto a segurança para um produto que mira o segmento familiar, mas a segurança não deve ser onde um fabricante de carros faz suas economias”.

 

A exemplo do Duster, é esperado que o Jeep Avenger seja lançado no Brasil em 2025. O modelo será fabricado em Betim (MG) com motorização híbrida para ficar posicionado abaixo do Renegade.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Contribuiu com Mobiauto como redator estagiário. Estudou jornalismo na Cásper Líbero.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade